Testes de avaliação de injúria renal precoce em cães e gatos

Autores/as

  • Gabrielle Coelho Freitas Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Júlio César Cambraia Veado Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriano Bonfim Carregaro Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p411

Palabras clave:

Injúria renal, Diagnóstico precoce, Taxa de filtração glomerular, Proteinúria.

Resumen

A identificação de injúrias renais é uma medida importante que tem como objetivo evitar a instalação de alterações irreversíveis, tal como a doença renal crônica, problema de incidência elevada em cães e gatos. As concentrações séricas de ureia e de creatinina são os parâmetros rotineiramente avaliados, quando se busca a identificação de insuficiência renal. Porém, estes valores só se encontram alterados quando 66 a 75% dos néfrons apresentam incapacidade de função excretora. Em muitas situações, uma agressão desta magnitude pode ser suficiente para causar a morte do animal. Avaliações que identifiquem a agressão, antes mesmo que as funções encontrem-se alteradas vêm sendo estudadas, mostrando serem importantes avaliadores precoces de possíveis danos irreversíveis. A quantificação das enzimas urinárias, proteína urinária, fração de excreção de eletrólitos, taxa de filtração glomerular e a observação do sedimento urinário têm grande valor como exames sensíveis de injúria renal precoce. Há a necessidade do emprego de testes que auxiliem, não somente na identificação precoce, mas também na determinação da progressão da doença e da eficácia do tratamento. A presente revisão objetiva descrever os testes laboratoriais que podem ser realizados para a avaliação precoce de injúria renal de cães e gatos.

Biografía del autor/a

Gabrielle Coelho Freitas, Universidade Federal da Fronteira Sul

Profª da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Campus Realeza, Realeza, PR.

Júlio César Cambraia Veado, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. do Deptº de Clínica e Cirurgia Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária, UFMG, Belo Horizonte, MG.

Adriano Bonfim Carregaro, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

Prof. da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, FZEA, Universidade de São Paulo, USP, Pirassununga, SP.

Publicado

2014-02-27

Cómo citar

Freitas, G. C., Veado, J. C. C., & Carregaro, A. B. (2014). Testes de avaliação de injúria renal precoce em cães e gatos. Semina: Ciências Agrárias, 35(1), 411–426. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p411

Número

Sección

Artigos de revisões

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.