Crescimento e produção da mamoneira cultivada sob diferentes níveis de salinidade da água de irrigação e doses de nitrogênio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n3p961Palavras-chave:
Ricinus communis L., Condutividade elétrica, Nutrição mineral, Salinidade.Resumo
A mamoneira (Ricinus communis L.) é uma planta pertencente à família Euphorbiaceae que se destaca pela rusticidade e boa adaptação a condições adversas de clima e solo, apresentando rápido crescimento, elevada produção e considerável teor de óleo em suas sementes. Neste contexto, conduziuse esta pesquisa objetivando avaliar a influência da irrigação com água de diferentes concentrações salinas e doses de nitrogênio sobre o crescimento e a produção de mamoneira cv. BRS Energia. O experimento foi conduzido em lisímetros sob condições de campo, no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar da Universidade Federal de Campina Grande. Adotou-se o delineamento em blocos inteiramente casualizados em esquema fatorial 5 x 5, com três repetições. Os tratamentos consistiram da combinação de cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação (0,4; 1,4; 2,4; 3,4 e 4,4 dS m-1) e cinco doses de nitrogênio (50; 75; 100; 125 e 150% da dose recomendada). O número de folhas, o diâmetro caulinar, a altura de planta, a fitomassa seca do caule e de folhas, e o número de frutos no racemo primário da mamoneira cv. BRS Energia foram afetados linear e negativamente pela salinidade da água a partir de 0,4 dS m-1; a fitomassa seca de folhas e a produção do racemo primário são as variáveis mais sensíveis ao estresse salino; doses crescentes de adubação nitrogenada promoveram, na colheita, aumento na fitomassa seca de caule e de folhas e no número de frutos no racemo primário; a aplicação de doses crescentes de nitrogênio reduziu o efeito da salinidade sobre o diâmetro de caule da mamoneira cv. BRS Energia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.