Aspectos epidemiológicos da rotavirose suína na região sudoeste do estado do Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1999v20n1p5Palavras-chave:
Rotavírus suíno, Leitões, Diarréia.Resumo
Um estudo longitudinal, realizado por um período de 18 meses, a valiou alguns aspectos epidemiológicos da rotavirose suína em um rebanho da região sudoeste do Estado do Paraná. Através da técnica de eletroforese em gel de poliacrilamida foi possível a identificação de RNA de fita dupla segmentado do rotavírus suíno (RVS), eletroferogrupo A, em 137 (27,8%) das 492 amostras de fezes diarréicas analisadas. A infecção foi mais freqüente nos períodos imediatamente anterior e posterior ao desmame. Nas amostras de fezes colhidas de leitões com quatro e cinco semanas de idade foi observada uma positividade para o RVS de 48,4% e 40,8%, respectivamente. O RVS foi identificado em todos os 10 lotes de animais avaliados, evidenciando o caráter endêmico desta virose entérica no período e região estudados. Não foi possível caracterizar uma distribuição sazonal da infecção, entretanto alguns aspectos como baixa umidade relativa do ar, alta densidade populacional e a concentração de partos de fêmeas primíparas contribuíram com o aumento na freqüência de diagnóstico do RVS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.