Efeito da pré-filtração do diluidor citrato sódio-gema para criopreservação do sêmen bovino na fecundidade de fêmeas bovinas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1991v12n1p14Palavras-chave:
Sêmen, Diluidor, Citrato-gema, Inseminação Artificial.Resumo
Este trabalho teve por objetivo comparar o uso do diluidor citrato de sódio gema estéril por pré-filtração com o mesmo diluidor preparado de forma convencional, isto é, nem a filtração na fecundidade de fêmeas bovinas. Para tanto utilizou-se sêmen de dois reprodutores da raça Nelore de 5 e 9 anos de idade, respectivamente. Foram criopreservados 4.000 doses de cada animal, subdivididas nos dois diluidores, e se procedeu à inseminação de 4.007 fêmeas aleatoriamente com sêmen em diluidor pré-filtrado e não filtrado. Ao diagnóstico de gestação (45/60 dias) obteve-se 79,9% de prenhez. No entanto, separando-se os dois lotes de fêmeas, observou-se uma freqüência maior (82,3%) de gestantes inseminadas com sêmen em diluidor estéril do que nas com diluidor não estéril (77%). Apesar de não haver diferença estatística entre o número de fêmeas inseminadas com um ou outro diluidor, bem como em propriedades, diferentes, houve diferença estatisticamente significativa entre o número de gestações e o tipo de diluidor, mostrando ser o diluidor pré-filtrado mais eficiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.