Cryptosporidium sp. em humano na região rural de Londrina, Paraná - Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1994v15n1p52Palavras-chave:
Cryptosporidium sp., Criptosporidiose, Criptosporidiose humana.Resumo
Foram colhidas 20 amostras de fezes de habitantes de uma propriedade leiteira situada na região rural da cidade de Londrina, Paraná, com faixa etária variando de 02 a 71 anos, no período de Fevereiro a Março de 1993, para pesquisa de oocistos de Cryptosporidium sp. e ovos e cistos de outros parasitas. Através de técnicas de coloração de Ziehl-Neelsen modificada e de Concentração e Flutuação em Sacarose, verificou-se 01 amostra (5%) positiva para Cryptosporidium sp„ e pelos Métodos de Faust e cols., e de Hoffman, observou-se a presença dos seguintes parasitas: Schistosoma mansoni (5%), Ascaris lumbricoides (20%), Hymenolepis nana (10%), Entamoeba coli (15%), Endolimax nana (15%), Trichocephalus trichiuris (5%), Ancylostomatidae (5%).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.