Extratos vegetais no controle dos afídeos Brevicoryne brassicae (L.) e Myzus persicae (Sulzer)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p503Palavras-chave:
Insecta, Afídeos, Plantas inseticidas, Brássicas.Resumo
Avaliou-se o efeito de extratos vegetais de alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum L.), cavalinha (Equisetum hyemale L.), coentro (Coriandrum sativum L.) e fumo (Nicotiana tabacum L.) sobre os pulgões Brevicoryne brassicae (L., 1758) e Myzus persicae (Sulzer, 1776) em couve Brassica oleracea (L.). Os tratamentos consistiram de extratos vegetais preparados a fresco e seco (nas concentrações de 2,5; 5,0 e 10%), do padrão inseticida acefato e de água. As soluções assim obtidas foram pulverizadas em discos de couve colocados sobre agar em placas de Petri, contendo vinte pulgões adultos. Na sequência, as placas de Petri foram vedadas com filme plástico transparente, sendo este procedimento repetido para as duas espécies de afídeos. A avaliação do número de ninfas e adultos vivos ocorreu 1, 12, 24 e 72 horas após a pulverização dos tratamentos. Os extratos de coentro e fumo preparados na concentração de 10% demonstraram ação tóxica semelhante à do inseticida organofosforado acefato, sobre adultos e ninfas dos pulgões Brevicoryne brassicae e Myzus persicae. O coentro evidenciou-se como alternativa promissora que merece estudos detalhados, no tocante a atuação de seus princípios ativos e determinação de dosagens, a fim de disponibilizar um produto botânico seguro para o controle de insetos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.