Competitividade internacional do complexo cafeeiro brasileiro e paranaense
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p557Palavras-chave:
Comércio internacional, Modelo CMS, Exportação de café.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar os determinantes da competitividade das exportações do complexo cafeeiro paranaense entre 1990 e 2003. O estudo pretende sistematizar: a literatura recente sobre o tema, enfocando a competitividade de um dos principais produtos da pauta de exportações brasileira e do Paraná. Realizou-se a revisão crítica da literatura das teorias do comércio internacional e da competitividade e em seguida, caracterizou-se a dinâmica do complexo cafeeiro do brasileiro e paranaense. O artigo identifica as vantagens competitivas do café paranaense (verde, torrado, solúvel e especial) em relação aos países concorrentes; discute as barreiras às importações impostas ao café brasileiro pelos países importadores; e finaliza com as possíveis políticas públicas e privadas favoráveis à competitividade das exportações de café.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.