Semeadura direta na recomposição vegetal de áreas ciliares: efeitos da sazonalidade, uso do solo, exclusão da predação, e profundidade na sobrevivência inicial
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n4p449Palavras-chave:
Canafístula, Timburi, Desenvolvimento inicial, Predação de sementes.Resumo
O ensaio testou os efeitos da sazonalidade, uso do solo, profundidade de semeadura e exclusão da predação na sobrevivência após 90 dias da semeadura direta de canafístula (Peltophorum dubium (Spreng.) Taub.) e de timburi (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong.) em áreas de domínio ciliar alteradas antropicamente. Foram efetuadas semeaduras na primavera (setembro), e verão (dezembro) de 2002, assim como no outono (março), e inverno (junho) de 2003 sempre na segunda semana após o início da estação, na superfície e à profundidade de 2 cm, com e sem a exclusão da predação. O ensaio foi implantado em propriedades rurais limítrofes ao riacho Guavirá, oeste do Paraná. Quando semeadas a profundidade de 2 cm na primavera e verão, as sementes das duas espécies apresentaram sobrevivência de 36,6 % e 25,5 % para áreas com produção de grãos e pastagem, respectivamente, e de 9,73 % para áreas sob remanescentes arbóreos. A sobrevivência de germinantes após 90 dias, em áreas de domínio ciliar utilizada para produção tanto de grãos como de pasto, foi maior do que aquela sob a proteção de remanescentes arbóreos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Ubirajara C. Malavasi, D. Gasparino, M.M Malavasi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













