Crescimento e produção de Helicônia sob diferentes condições de luminosidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p7Palavras-chave:
Heliconia psittacorum x H.- spathocircinata ‘Golden Torch’, Malha fotoconversora, Ornamentais.Resumo
O uso de malhas de sombreamento de diferentes cores pode alterar a qualidade espectral da radiação e, como consequência, o crescimento e a produção de uma cultura vegetal. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar aspectos do crescimento, produção e qualidade das hastes florais de Heliconia psittacorum x H. spathocircinata ‘Golden Torch’ cultivadas sob diferentes condições de luminosidade. Os tratamentos consistiram em quatro ambientes: malha fotoconversora azul (35-40%); malha fotoconversora vermelha (18-21%); malha de sombreamento preta (45-49%) e pleno sol. O experimento constou de duas partes: na primeira realizaram-se avaliações de crescimento e na segunda, foram estudados aspectos relacionados à produção e qualidade das hastes florais. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas no tempo, sendo seis blocos por parcela, cada bloco com onze repetições, totalizando sessenta e seis vasos por parcela. As avaliações foram realizadas durante seis meses, com intervalos de trinta dias. Nas análises de crescimento observou-se que a malha vermelha contribuiu com o crescimento das plantas, incrementando o número de perfilhos, folhas e altura das plantas. A produtividade e a qualidade das hastes florais foi superior em plantas cultivadas sob tela azul e preta. Conclui-se que, nas condições experimentais estabelecidas, o uso das malhas azul (35-40%) e preta (45-49%) é indicado para a produção de hastes florais de Heliconia ‘Golden Torch’.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.