Tratamento de sementes e armazenamento na sanidade de sementes de paineira (Chorisia speciosa St. Hil)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n2p255Palavras-chave:
Chorisia speciosa, Tratamento de sementes, Fungicidas, Armazenamento.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o tratamento fúngico e tempo de armazenamento na sanidade de sementes de paineira (Chorisia speciosa St. Hil). Sementes colhidas de árvores em desenvolvimento no Campus-UEL, com umidade natural de 12,89% foram tratadas com: Kodiak C nas doses de 15, 30 e 60g para cada 100kg de sementes; carboxim-thiram 200SC na dose de 250ml para cada 100kg de sementes; carboxim-thiram 200SC na dose de 250ml+Kodiak C nas doses de 15, 30 e 60g para cada 100kg de sementes. Após tratadas, as sementes foram acondicionadas em sacos de papel tipo Kraft e armazenadas em condições de laboratório a temperatura de ±23ºC e UR do ar 48%. Para as avaliações da sanidade, aos 0, 30, 60, 90 e 120 dias empregou-se o método do papel de filtro, utilizando-se 200 sementes por tratamento. O menor percentual de incidência de microrganismos foi observado nas sementes tratadas com a mistura carboxim-thiram+kodiak C na dose de 15g/100kg de sementes aos 30 dias. Independente do tratamento, os fungos identificados foram Fusarium sp., Aspergillus sp., Alternaria sp., Colletotrichum sp., Penicillium sp. O tempo de armazenamento favoreceu o aumento da incidência de Aspergillus sp., Colletotrichum sp., Penicillium sp., enquanto os demais não se alteraram.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Rogério Theodoro Vieira da Silva, Martin Homechin, Ésio de Pádua Fonseca, Débora Cristina Santiago

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













