Tratamento de sementes e armazenamento na sanidade de sementes de paineira (Chorisia speciosa St. Hil)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n2p255Palavras-chave:
Chorisia speciosa, Tratamento de sementes, Fungicidas, Armazenamento.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o tratamento fúngico e tempo de armazenamento na sanidade de sementes de paineira (Chorisia speciosa St. Hil). Sementes colhidas de árvores em desenvolvimento no Campus-UEL, com umidade natural de 12,89% foram tratadas com: Kodiak C nas doses de 15, 30 e 60g para cada 100kg de sementes; carboxim-thiram 200SC na dose de 250ml para cada 100kg de sementes; carboxim-thiram 200SC na dose de 250ml+Kodiak C nas doses de 15, 30 e 60g para cada 100kg de sementes. Após tratadas, as sementes foram acondicionadas em sacos de papel tipo Kraft e armazenadas em condições de laboratório a temperatura de ±23ºC e UR do ar 48%. Para as avaliações da sanidade, aos 0, 30, 60, 90 e 120 dias empregou-se o método do papel de filtro, utilizando–se 200 sementes por tratamento. O menor percentual de incidência de microrganismos foi observado nas sementes tratadas com a mistura carboxim-thiram+kodiak C na dose de 15g/100kg de sementes aos 30 dias. Independente do tratamento, os fungos identificados foram Fusarium sp., Aspergillus sp., Alternaria sp., Colletotrichum sp., Penicillium sp. O tempo de armazenamento favoreceu o aumento da incidência de Aspergillus sp., Colletotrichum sp., Penicillium sp., enquanto os demais não se alteraram.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.