Características da carcaça e composição tecidual de cortes comerciais de cordeiros alimentados com resíduos da bananicultura

Autores

  • Tânia Dayana do Carmo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Xisto Antônio Alves França Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciana Castro Geraseev Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Renato Viegas Universidade Estadual Paulista
  • Paulo Pedro Costa Neto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eduardo Robson Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raphael Nogueira Bahiense Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p393

Palavras-chave:

Musa spp., Pseudocaule, Coprodutos.

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito da substituição do feno de Cynodon spp. por feno de resíduos da bananicultura nas características de carcaça e composição tecidual dos cortes comerciais de cordeiros Santa Inês terminados em confinamento. Utilizou-se 25 cordeiros, não castrados, com idade média de cinco meses, peso vivo inicial de 26,95 kg (± 1,5), distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos (1= 40% de feno Cynodon spp. + 60% concentrado, 2= 20% de feno de folha de bananeira e 20% de feno de Cynodon spp. + 60% concentrado, 3= 40% de feno de folha de bananeira + 60% concentrado, 4= 20% de feno de pseudocaule de bananeira e 20% de feno de Cynodon spp. + 60% concentrado, 5= 40% de feno de pseudocaule de bananeira + 60% concentrado) e cinco repetições. Os cordeiros foram abatidos aos 69 dias de experimentação. As variáveis avaliadas foram: peso vivo sem jejum (PVSJ), peso vivo com jejum (PVCJ), medidas morfométricas in vivo e da carcaça, peso da carcaça quente e fria (PCQ, PCF), rendimento da carcaça quente e fria (RCQ, RCF), rendimento biológico e perda por resfriamento. As carcaças foram divididas em oito cortes comerciais, sendo o pernil, paleta e lombos dissecados em músculo, gordura e osso. Os animais alimentados com feno de pseudocaule apresentaram maior PVSJ, PVCJ, comprimento corporal, PCQ, PCF, entretanto, o RCQ, RCF, medidas morfométricas da carcaça, pesos e rendimentos dos cortes comerciais não foram alterados pelos tratamentos. O uso do feno de pseudocaule permite a obtenção de carcaças mais pesadas, entretanto, os coprodutos alteram as características e rendimento da carcaça e dos cortes comerciais avaliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Dayana do Carmo, Universidade Federal de Minas Gerais

M.e em Produção Animal, Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Minas Gerais, ICA/UFMG, Montes Claros, MG, Brasil.

Xisto Antônio Alves França, Universidade Federal de Minas Gerais

M.e em Ciências Agrárias ICA-UFMG, MG, Brasil.

Luciana Castro Geraseev, Universidade Federal de Minas Gerais

Profª, Deptº de Zootecnia, ICA/UFMG, Campus Regional de Montes Claros, MG, Brasil.

Carlos Renato Viegas, Universidade Estadual Paulista

M.e em Nutrição e Produção de Ruminantes, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus Jaboticabal, SP, Brasil.

Paulo Pedro Costa Neto, Universidade Federal de Minas Gerais

M.e em Ciências Agrárias, ICA/UFMG, MG, Brasil.

Eduardo Robson Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof., Deptº de Zootecnia, ICA/UFMG, Campus Regional de Montes Claros, MG, Brasil.

Raphael Nogueira Bahiense, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Carmo, T. D. do, França, X. A. A., Geraseev, L. C., Viegas, C. R., Costa Neto, P. P., Duarte, E. R., & Bahiense, R. N. (2016). Características da carcaça e composição tecidual de cortes comerciais de cordeiros alimentados com resíduos da bananicultura. Semina: Ciências Agrárias, 37(1), 393–404. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p393

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)