Características da carcaça e composição tecidual de cortes comerciais de cordeiros alimentados com resíduos da bananicultura

Autores

  • Tânia Dayana do Carmo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Xisto Antônio Alves França Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciana Castro Geraseev Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Renato Viegas Universidade Estadual Paulista
  • Paulo Pedro Costa Neto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eduardo Robson Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raphael Nogueira Bahiense Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p393

Palavras-chave:

Musa spp., Pseudocaule, Coprodutos.

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito da substituição do feno de Cynodon spp. por feno de resíduos da bananicultura nas características de carcaça e composição tecidual dos cortes comerciais de cordeiros Santa Inês terminados em confinamento. Utilizou-se 25 cordeiros, não castrados, com idade média de cinco meses, peso vivo inicial de 26,95 kg (± 1,5), distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos (1= 40% de feno Cynodon spp. + 60% concentrado, 2= 20% de feno de folha de bananeira e 20% de feno de Cynodon spp. + 60% concentrado, 3= 40% de feno de folha de bananeira + 60% concentrado, 4= 20% de feno de pseudocaule de bananeira e 20% de feno de Cynodon spp. + 60% concentrado, 5= 40% de feno de pseudocaule de bananeira + 60% concentrado) e cinco repetições. Os cordeiros foram abatidos aos 69 dias de experimentação. As variáveis avaliadas foram: peso vivo sem jejum (PVSJ), peso vivo com jejum (PVCJ), medidas morfométricas in vivo e da carcaça, peso da carcaça quente e fria (PCQ, PCF), rendimento da carcaça quente e fria (RCQ, RCF), rendimento biológico e perda por resfriamento. As carcaças foram divididas em oito cortes comerciais, sendo o pernil, paleta e lombos dissecados em músculo, gordura e osso. Os animais alimentados com feno de pseudocaule apresentaram maior PVSJ, PVCJ, comprimento corporal, PCQ, PCF, entretanto, o RCQ, RCF, medidas morfométricas da carcaça, pesos e rendimentos dos cortes comerciais não foram alterados pelos tratamentos. O uso do feno de pseudocaule permite a obtenção de carcaças mais pesadas, entretanto, os coprodutos alteram as características e rendimento da carcaça e dos cortes comerciais avaliados.

Biografia do Autor

Tânia Dayana do Carmo, Universidade Federal de Minas Gerais

M.e em Produção Animal, Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Minas Gerais, ICA/UFMG, Montes Claros, MG, Brasil.

Xisto Antônio Alves França, Universidade Federal de Minas Gerais

M.e em Ciências Agrárias ICA-UFMG, MG, Brasil.

Luciana Castro Geraseev, Universidade Federal de Minas Gerais

Profª, Deptº de Zootecnia, ICA/UFMG, Campus Regional de Montes Claros, MG, Brasil.

Carlos Renato Viegas, Universidade Estadual Paulista

M.e em Nutrição e Produção de Ruminantes, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus Jaboticabal, SP, Brasil.

Paulo Pedro Costa Neto, Universidade Federal de Minas Gerais

M.e em Ciências Agrárias, ICA/UFMG, MG, Brasil.

Eduardo Robson Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof., Deptº de Zootecnia, ICA/UFMG, Campus Regional de Montes Claros, MG, Brasil.

Raphael Nogueira Bahiense, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Carmo, T. D. do, França, X. A. A., Geraseev, L. C., Viegas, C. R., Costa Neto, P. P., Duarte, E. R., & Bahiense, R. N. (2016). Características da carcaça e composição tecidual de cortes comerciais de cordeiros alimentados com resíduos da bananicultura. Semina: Ciências Agrárias, 37(1), 393–404. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p393

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)