Procianidinas em genótipos de Lotus L. cultivados em solos com diferentes saturações de alumínio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p85Palavras-chave:
Catequina, Cornichão, Epicatequina, Proantocianidinas.Resumo
Os taninos condensados são formados por monômeros de procianidinas e prodelfinidinas, cuja proporção e concentração dos seus monômeros varia de acordo com a espécie vegetal e condições ambientais. Em Lotus spp., são essas substâncias que evitam o timpanismo em ruminantes que delas se alimentam. O objetivo deste trabalho foi avaliar a concentração de procianidinas e de seus monômeros, catequina e epicatequina, em genótipos de Lotus L. sob distintas saturações de alumínio no solo. O ensaio consistiu de um bifatorial (Genótipo x Saturação de Al), no qual os genótipos São Gabriel, Ganador e UFRGS (L. corniculatus L.), Serrano (L. uliginosus) e El Rincón (L. subbiflorus) foram cultivados em solo com 0% e 20% de saturação de Al. As procianidinas foram avaliadas por cromatografia líquida de alta eficiência, previamente validada para catequina e epicatequina. A concentração de procianidinas e a proporção epicatequina:catequina foram afetadas pela interação genótipo x ambiente. Em L. corniculatus e L. subbiflorus a concentração de procianidinas foi significativamente superior em solo com 20% de saturação de Al em relação ao solo com 0% de saturação de Al, mas o oposto foi observado em L. uliginosus. A proporção epicatequina:catequina reduziu nas plantas cultivadas em solo sem Al e apenas o genótipo UFRGS manteve proporção similar em ambas as condições de acidez do solo. A epicatequina foi o monômero preponderante, variando de 57 a 75% de acordo com o solo em que as plantas foram cultivadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.