Procianidinas em genótipos de Lotus L. cultivados em solos com diferentes saturações de alumínio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p85Palavras-chave:
Catequina, Cornichão, Epicatequina, Proantocianidinas.Resumo
Os taninos condensados são formados por monômeros de procianidinas e prodelfinidinas, cuja proporção e concentração dos seus monômeros varia de acordo com a espécie vegetal e condições ambientais. Em Lotus spp., são essas substâncias que evitam o timpanismo em ruminantes que delas se alimentam. O objetivo deste trabalho foi avaliar a concentração de procianidinas e de seus monômeros, catequina e epicatequina, em genótipos de Lotus L. sob distintas saturações de alumínio no solo. O ensaio consistiu de um bifatorial (Genótipo x Saturação de Al), no qual os genótipos São Gabriel, Ganador e UFRGS (L. corniculatus L.), Serrano (L. uliginosus) e El Rincón (L. subbiflorus) foram cultivados em solo com 0% e 20% de saturação de Al. As procianidinas foram avaliadas por cromatografia líquida de alta eficiência, previamente validada para catequina e epicatequina. A concentração de procianidinas e a proporção epicatequina:catequina foram afetadas pela interação genótipo x ambiente. Em L. corniculatus e L. subbiflorus a concentração de procianidinas foi significativamente superior em solo com 20% de saturação de Al em relação ao solo com 0% de saturação de Al, mas o oposto foi observado em L. uliginosus. A proporção epicatequina:catequina reduziu nas plantas cultivadas em solo sem Al e apenas o genótipo UFRGS manteve proporção similar em ambas as condições de acidez do solo. A epicatequina foi o monômero preponderante, variando de 57 a 75% de acordo com o solo em que as plantas foram cultivadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.