Resíduos da cultura da cana-de-açúcar e seus efeitos sobre a fauna invertebrada epigéica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p959Palavras-chave:
Saccharum sp., Fauna do solo, Bioindicador.Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito da disponibilidade de resíduos de cana-de-açúcar sobre a fauna invertebrada epigéica. As avaliações foram realizadas após a colheita da cana-de-açúcar, considerando três níveis de resíduos: 0 % (retirada total de resíduos da superfície do solo), 50 % (retirada da metade dos resíduos nas parcelas, massa seca de 7,6 Mg ha-1) e 100 % (manutenção completa dos resíduos produzidos, massa seca de 16,9 Mg ha-1). As parcelas experimentais foram dispostas num delineamento em blocos casualizados, com oito repetições. Cada parcela foi constituída por cinco linhas de 20 m de comprimento, onde foram instaladas duas armadilhas de queda “pitfall” para captura da fauna invertebrada, representando dezesseis armadilhas em cada tratamento, totalizando quarenta e oito em todo o experimento. Um fragmento de vegetação nativa da região, localizado próximo ao cultivo da cana-de-açúcar, foi avaliado para comparação. Os organismos foram extraídos manualmente e identificados em nível de grandes grupos taxonômicos. A maior diversidade e riqueza de grupos da fauna invertebrada epigéica foram observadas na cultura da cana-de-açúcar com a manutenção dos resíduos na superfície (100 e 50%). Por outro lado, a retirada completa dos resíduos da superfície do solo promoveu uma significativa redução dos organismos de invertebrados do solo. Amostras de solos foram coletadas para avaliação de atributos químicos. Os organismos da fauna invertebrada epigéica mostraram-se sensíveis indicadores em discriminar alterações nos sistemas, em função da manutenção de resíduos vegetais da cana-de-açúcar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.