Influência da expectativa do consumidor na aceitação de cachaça orgânica

Autores

  • Carolina Celia Tito Garcia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Natalia Soares Janzantti Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p1069

Palavras-chave:

Análise sensorial, Consumidor, Expectative, Produto orgânico, Cachaça.

Resumo

A influência da expectativa do consumidor na aceitação de quatro marcas comerciais de cachaças orgânicas e convencionais foi avaliada por cinquenta e seis consumidores. As cachaças foram avaliadas usando teste sensorial cego, da expectativa sobre cachaça orgânica e real. No teste cego, os consumidores avaliam a cachaça, na ausência de qualquer expectativa, em seguida, no teste da expectativa, os consumidores leram informações sobre cachaça orgânica e indicaram o quanto esperam gostar ou desgostar desta bebida e finalmente, no teste real, avaliam a bebida acompanhada das informações e realizam nova avaliação sensorial. Foram avaliados os atributos sensoriais aparência, aceitação global e sabor, além da intenção de compra. A informação de cachaça orgânica influenciou positivamente a aceitação sensorial e melhorou a intenção de compra de todas as cachaças avaliadas. O modelo predominante foi de assimilação sob não confirmação negativa da expectativa, ou seja, embora as cachaças fossem piores do que o esperado pelos consumidores, estes assimilaram a alta expectativa e aumentaram sua aceitação, independente de serem ou não orgânicas. O efeito de expectativa observado foi significativo (p < 0,05)para todas as cachaças e atributos avaliados.

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Biografia do Autor

Carolina Celia Tito Garcia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP.

Natalia Soares Janzantti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Docente do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP.

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Publicado

2011-08-25

Como Citar

Garcia, C. C. T., & Janzantti, N. S. (2011). Influência da expectativa do consumidor na aceitação de cachaça orgânica. Semina: Ciências Agrárias, 32(3), 1069–1082. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p1069

Edição

Seção

Artigos

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