Inclusão de grãos de girassol na ração de cordeiros sobre as características quantitativas da carcaça e qualitativas da carne
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1925Palavras-chave:
Helianthus annuus, Lombo, Maciez, Ovinos, Rendimento.Resumo
Objetivou-se avaliar as características quantitativas da carcaça, bem como a composição tecidual os cortes da carcaça e qualidade da carne de cordeiros recebendo grãos de girassol na ração. Foram utilizados 21 cordeiros 7/8 Ile de France 1/8 Ideal, não castrados, com peso corporal médio inicial de 17 kg, alojados individualmente e distribuídos em três dietas (0, 7,5 e 15% de grãos de girassol na ração) em delineamento experimental inteiramente casualizado decomposto em modelo fatorial 3x2 (três rações e dois cortes de carcaça). Ao final do período experimental, os animais foram abatidos, obtendo-se os pesos e rendimentos de carcaça quente e fria, além dos rendimentos comercial e biológico da carcaça. As carcaças foram seccionadas longitudinalmente e a meia-carcaça esquerda dividida em seis partes anatômicas, sendo retirado o lombo e a perna para avaliação dos componentes teciduais e características de cor, capacidade de retenção de água, perdas por cocção e força de cisalhamento. Houve diferença para rendimento comercial, com maior valor (46,82%) para carcaças de cordeiros recebendo ração sem inclusão de grãos de girassol em relação ao rendimento de carcaça (44,11%) de cordeiros alimentados com 15% de grãos de girassol. As proporções de músculo e gordura total, assim como a relação músculo:gordura foram influenciadas (P<0,05) pela ração, com maior quantidade de músculo (63,15%) e menor de gordura (16,63%) nos cortes perna e lombo de cordeiros que não receberam grãos de girassol. No corte perna foi observado maiores proporções de músculo (67,27%), relação músculo:osso (4,08) e músculo:gordura (4,92) quando comparado ao lombo. O músculo Longissimus lumborum apresentou maior capacidade de retenção de água e menor força de cisalhamento em relação ao músculo Semimembranosus. A inclusão de grãos de girassol na ração de cordeiros em confinamento aumentou a deposição de gordura nos cortes da carcaça, porém não afetou os demais parâmetros qualitativos da carne.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.