Portaenxertos e métodos de enxertia na produção de mudas de Atemoieira (Annona squamosa L. x Annona cherimola Mill.)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2117Palavras-chave:
Atemóia, Propagação vegetative, Araticum-do-brejo, Pinha.Resumo
Este experimento teve por finalidade avaliar a propagação por enxertia de atemoieira sobre dois portaenxertos (Annona squamosa L. e Annona glabra L.). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 2 x 5, sendo dois portaenxertos e cinco métodos de enxertia em 5 blocos e 10 plantas por parcela, totalizando 500 plantas. Foram avaliadas aos 60 dias após a enxertia as variáveis pegamento dos enxertos (%), enxertos brotados (%), enxertos dormentes (%) e enxertos vivos (%). Também foram avaliados comprimento da parte aérea (cm), diâmetro do colo (mm), comprimento do sistema radicular (cm), número de folhas (unidade/planta), massa seca do sistema radicular (g/planta), massa seca da parte aérea (g/ planta), massa seca total (g/ planta) e relação massa seca da parte aérea e massa seca do sistema radicular. Os dados referentes ao diâmetro dos portaenxertos e as médias das características do enxerto foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott, ao nível de 5% de probabilidade. No tocante às características de percentagem de pegamento, enxertos vivos, brotados e dormentes, os dados foram transformados em para análise de variância, sendo as médias comparadas pelo teste de Scott- Knott, ao nível de 5% de probabilidade. A atemoieira ‘Gefner’ pode ser enxertada nos portaenxertos Annona glabra L. e Annona squamosa L. pelo método de garfagem fenda cheia. Os métodos de enxertia inglês simples e inglês complicado podem ser utilizados se a atemoieira ‘Gefner’ for enxertada no portaenxerto Annona squamosa L. O método de enxertia por borbulhia não é eficiente para a produção de mudas de atemoieira ‘Gefner’.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.