Acúmulo de silício na parte aérea de cultivares de arroz de terras altas afetado pela aplicação de silicato e carbonato no solo

Autores

  • Munir Mauad Universidade Federal da Grande Dourados
  • Carlos Alexandre Costa Crusciol Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas
  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijao
  • Hélio Grassi Filho Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas
  • Juliano Carulli Corrêa Embrapa Suinos e Aves

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2049

Palavras-chave:

Oryza sativa L., Estádios fisiológicos, Elementos benéficos.

Resumo

O silício é o elemento mais absorvido pela planta de arroz com diversos efeitos benéficos como: aumento da tolerância a pragas e doenças, redução da perda de água por transpiração e melhorias na arquitetura foliar tornando as folhas mais eretas, resultando também na melhoria da eficiência fotossintética. Pouco se conhece a respeito da marcha de absorção em plantas de arroz de terra altas. O trabalho teve o objetivo de avaliar o acúmulo de silício em duas cultivares de arroz de terras altas em função da aplicação de silicato e carbonato no solo. O trabalho foi realizado em casa de vegetação em Latossolo Vermelho distroférrico, utilizando delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 2 x 7, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos da aplicação de silicato de cálcio e calcário dolomítico em interação com sete épocas de amostragem, realizadas em diferentes estádios fenológicos; utilizando as cultivares de arroz de terras altas Caiapó e Maravilha. Na cultivar Maravilha o acúmulo de Si começa a partir do perfilhamento e alcança seu maior valor no emborrachamento, enquanto que na cultivar Caiapó, ocorre entre o perfilhamento até o estádio de grão leitoso. A cultivar Caiapó foi eficiente em acumular Si na condição em que há o seu fornecimento ao solo. Os órgãos da planta que mais acumularam silício em ambas cultivares de arroz seguiram a seguinte ordem decrescente: colmo+bainha > folhas > panícula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Munir Mauad, Universidade Federal da Grande Dourados

Engº Agrº, Prof. Dr. da Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Rodovia Dourados, Itahum,Km 12, C P 533, CEP 79804-970, Dourados, MS.

Carlos Alexandre Costa Crusciol, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas

Engº Agrº, Prof. Dr. Titular, Universidade Estadual Paulista,UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA, Deptº de Produção Vegetal. Botucatu, São Paulo, SP. Bolsista do CNPq.

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijao

Engº Agrº, Pesquisador, Dr. da Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, Goiás, GO.

Hélio Grassi Filho, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas

Engº Agrº, Prof. Dr. Titular, Deptº de Recursos Naturais, Ciência do Solo, UNESP/FCA, Botucatu, São Paulo, SP.

Juliano Carulli Corrêa, Embrapa Suinos e Aves

Engº Agrº, Pesquisador, Dr. da Embrapa Suínos e Aves. Concórdia, SC.

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Mauad, M., Crusciol, C. A. C., Nascente, A. S., Grassi Filho, H., & Corrêa, J. C. (2013). Acúmulo de silício na parte aérea de cultivares de arroz de terras altas afetado pela aplicação de silicato e carbonato no solo. Semina: Ciências Agrárias, 34(5), 2049–2060. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2049

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>