ENSINO DE GESTÃO PÚBLICA NOS BACHARELADOS EM ADMINISTRAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ O QUE A ANÁLISE DOS CURRÍCULOS TEM A NOS DIZER?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2021v9n1p159-180

Palavras-chave:

Gestão Pública, Ensino Superior, Bacharelado em Administração

Resumo

Este estudo avaliou o ensino de técnicas e ferramentas ligadas à gestão pública nos currículos dos bacharelados em Administração ofertados no Estado do Paraná. A partir do cadastro no E-Mec e dos sites institucionais, o perfil dos cursos foi levantado e as matrizes curriculares pesquisadas em busca da presença de disciplinas ligadas à gestão pública. Foram avaliadas 286 ofertas de cursos no Estado e obtidas 226 matrizes curriculares, sendo que a formação na área está predominantemente a cargo da iniciativa privada no Estado. Relativamente à modalidade de ensino, 65% das ofertas se dão presencialmente e 35% no formato a distância. Em relação ao desempenho no ENADE, 80% dos cursos já avaliados nesse exame obtiveram conceito igual ou inferior a 3, sendo que não foram percebidas diferenças significativas em termos do desempenho para as modalidades de ensino presencial e a distância. Dos 226 currículos obtidos, 166 não oferecem disciplinas voltadas à gestão pública, e parte dos cursos (12) o faz de forma optativa, o que evidencia a ainda incipiente preocupação das instituições de ensino com a formação específica na área pública, a despeito da crescente importância que o setor público vem apresentando como campo de atuação do administrador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Maria dos Santos

Doutora em Engenharia de Produção, Universidade de São Paulo, Brasil. Docente no Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Docente no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

ORCID iD: 0000-0002-5547-9923 | ID Lattes: 5245546196615162

E-mail: elainems@uel.br (autor correspondente)

Roseli de Oliveira Machado

Doutoranda do Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil. Mestre em Administração, Universidade São Paulo, Brasil. Docente no Departamento de Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil.

ORCID iD: 0000-0003-1711-6213| ID Lattes: 7293477655334540

E-mail: romachado@unicentro.br

Eliane Horbus

Doutoranda em Geografia, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil. Mestre em Geografia, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil. Docente no Departamento de Administração, Universidade Estadual do Centro Oeste, Brasil.

ORCID iD: 0000-0003-3700-362X | ID Lattes: 3174643187449146

E-mail: ehorbus@unicentro.br

Downloads

Publicado

2022-09-24

Como Citar

dos Santos, E. M., de Oliveira Machado, R., & Horbus, E. (2022). ENSINO DE GESTÃO PÚBLICA NOS BACHARELADOS EM ADMINISTRAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ O QUE A ANÁLISE DOS CURRÍCULOS TEM A NOS DIZER?. Organizações E Sustentabilidade, 9(1), 159–180. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2021v9n1p159-180

Edição

Seção

Artigos