ENSINO DE GESTÃO PÚBLICA NOS BACHARELADOS EM ADMINISTRAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ O QUE A ANÁLISE DOS CURRÍCULOS TEM A NOS DIZER?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2021v9n1p159-180Palavras-chave:
Gestão Pública, Ensino Superior, Bacharelado em AdministraçãoResumo
Este estudo avaliou o ensino de técnicas e ferramentas ligadas à gestão pública nos currículos dos bacharelados em Administração ofertados no Estado do Paraná. A partir do cadastro no E-Mec e dos sites institucionais, o perfil dos cursos foi levantado e as matrizes curriculares pesquisadas em busca da presença de disciplinas ligadas à gestão pública. Foram avaliadas 286 ofertas de cursos no Estado e obtidas 226 matrizes curriculares, sendo que a formação na área está predominantemente a cargo da iniciativa privada no Estado. Relativamente à modalidade de ensino, 65% das ofertas se dão presencialmente e 35% no formato a distância. Em relação ao desempenho no ENADE, 80% dos cursos já avaliados nesse exame obtiveram conceito igual ou inferior a 3, sendo que não foram percebidas diferenças significativas em termos do desempenho para as modalidades de ensino presencial e a distância. Dos 226 currículos obtidos, 166 não oferecem disciplinas voltadas à gestão pública, e parte dos cursos (12) o faz de forma optativa, o que evidencia a ainda incipiente preocupação das instituições de ensino com a formação específica na área pública, a despeito da crescente importância que o setor público vem apresentando como campo de atuação do administrador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Organizações e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.