Características do portfólio bibliográfico sobre educação ambiental e educação para a sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p102Palavras-chave:
Educação ambiental, Educação para a sustentabilidade, Portfólio bibliográfico, Bibliometria.Resumo
O artigo se propõe a mapear as características do portfólio bibliográfico sobre “Educação Ambiental” e “Educação para a Sustentabilidade” em três grandes eventos da área de Administração: EnANPAD, ENGEMA e Ecoinovar. Nos eventos, identificaram-se sessenta e um artigos que contêm “Educação” no título e tratam de sustentabilidade e/ou meio ambiente. Na análise, observaram-se informações sobre aspectos metodológicos, autores e instituições, sendo esses dois últimos utilizados nos gráficos de redes de cooperação. A dicotomia entre os termos “Educação Ambiental” (EA) e “Educação para a Sustentabilidade” (EpS) comprometeu a definição conceitual dos artigos. Em geral, os autores que optaram por um termo ou outro já tinham sua decisão tomada, têm formação dedicada ao tema que escolheram e desenvolvem ações de ensino, extensão e/ou pesquisa sobre ele. A maioria dos artigos optou pelo uso de EA (70,49%), já 16,39% optaram por EpS e 13,11% intercalavam os termos EA e EpS nos textos.
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