Sustentabilidade como prática: um olhar Etnometodológico e Sociomaterial a partir da Orla Marítima de João Pessoa, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p80Palavras-chave:
Sustentabilidade, Prática Sociomaterial, Orla Marítima.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal analisar a sustentabilidade como prática sociomaterial na Orla Marítima de João Pessoa a partir do seu cotidiano e do seu Comitê Gestor. Por sustentabilidade, compreende-se uma prática sociomaterial cotidiana, não prescritiva que surge, perpetua e se modifica nas interações cotidianas entre humanos e não humanos. Estes, de acordo com a sociomaterialidade, são elementos constitutivos de toda realidade social. Outra abordagem apresentada como uma alternativa à compreensão do tema é a etnometodologia, que pode ser compreendida tanto quanto uma abordagem teórica nos estudos das práticas como uma abordagem metodológica que, em essência, busca compreender fenômenos do cotidiano. Portanto, a prática foi investigada etnometodologicamente, com vistas a sua realização corriqueira, a partir da qual se buscou compreender de fato como esta se estabelece no contexto estudado da Orla Marítima de João Pessoa. Entre os procedimentos metodológicos, houve participações nas reuniões do comitê gestor Orla, bem como visitas à Orla, a partir das quais se pôde observar como a sustentabilidade norteia as ações dos atores sociais locais. Apresentam-se os exemplos da Ilha de Picãozinho e a revitalização do Largo da Gameleira para apontar como a sustentabilidade pode ser resultado da ação e interação de humanos e não humanos, sendo que os humanos, quando membros do espaço pesquisado (stakeholders), não só percebiam a necessidade de mudança como a faziam de modo negociado contribuindo para a realidade social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.