Sustentabilidade na Construção Civil: significados, práticas e ideologia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n1p112Palavras-chave:
Sustentabilidade, Construção civil, Ações, Meio ambiente.Resumo
O contexto e as premissas de sustentabilidade constituem-se num fenômeno dos mais evidentes nas últimas décadas. Donde, o mundo organizacional vem sofrendo fortes pressões relacionadas com as dimensões econômicas, sociais e ambientais, que, considerando a construção civil, são mais especificamente sobre a utilização dos recursos naturais e a geração dos resíduos. O contexto e as premissas de sustentabilidade apontam para a necessidade de ações das empresas do setor de construção civil com relação à utilização dos materiais e na gestão da geração e descarte dos resíduos das construções. Este estudo teve como objetivo os significados da sustentabilidade para empresas de construção civil de Curitiba com foco na gestão da geração e descarte dos resíduos sob o contexto ideológico da sustentabilidade. Para a conclusão do estudo foi analisado o entendimento e os significados da sustentabilidade, assim como quais práticas implementadas pelas empresas demonstram eficiência para a gestão dos resíduos da construção civil. O delineamento da pesquisa foi à abordagem qualitativa de conteúdo e a amostragem de natureza não probabilística por conveniência realizada até o momento de saturação sobre as respostas da pesquisa. O nível de análise foi organizacional tendo os gestores das empresas de construção civil de Curitiba como unidade de análise. Mesmo considerando a subjetividade sobre a sustentabilidade, os resultados obtidos identificaram que as empresas entendem com clareza o contexto e que suas práticas estão fortemente voltadas para este fim. Donde, existe uma grande preocupação com a conservação do meio ambiente e também com o bem estar do planeta terra.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-10-13
Como Citar
Ortega, S. G. (2014). Sustentabilidade na Construção Civil: significados, práticas e ideologia. Organizações E Sustentabilidade, 2(1), 112–137. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n1p112
Edição
Seção
Artigos
Licença
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.