Política e gastos sociais nos pequenos municípios paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n0p52Palavras-chave:
Municípios, Gastos sociais, Políticas públicas, Fatores políticos.Resumo
A pesquisa estudou os municípios paranaenses com população entre 20 e 50 mil habitantes. O objetivo foi determinar que fatores políticos influenciaram os gastos sociais locais. A abordagem utilizada foi quantitativa, com emprego de dados em painel. A amostra constitui-se pelos municípios que disponibilizaram seus dados à FINBRA, entre os anos de 2002 a 2012, totalizando 461 observações. As eleições locais influenciaram positivamente os gastos sociais nos municípios paranaenses. A ideologia partidária não se mostrou relevante. A competição política no Legislativo municipal indicou crescimento dos gastos sociais. A coligação indireta com o governo estadual impactou os gastos sociais totais, de educação e de saúde, aumentando-os.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Organizações e Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.





