O movimento B Corp: significados, potencialidades e desafios

Authors

  • Juliana Rodrigues Universidade de São Paulo
  • Graziella Maria Comini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p47

Keywords:

Empresas B, B Corp, Organizações Híbridas, Negócios Sociais, Responsabilidade Social.

Abstract

As Empresas B (B Corps) vêm ganhando atenção na busca por articulações capazes de criar um elo entre o lucro e o interesse socioambiental. Este estudo qualitativo e interpretativo buscou compreender melhor este movimento empresarial, envolvendo um conjunto de 12 entrevistas para mapear seus significados a partir da percepção dos atores envolvidos, no Brasil e Estados Unidos. Percebe-se que a certificação pode ser considerada uma evolução dos mecanismos de prestação de contas ao incluir as etapas de confirmação, compromisso legal e identificação. O posicionamento ideológico e a atração de investidores de impacto são os principais motivadores para a certificação, percebida como uma forma de conferir legitimidade ao diferencial socioambiental das empresas. A percepção de ser uma marca pouco conhecida e de falta de benefícios práticos figura entre as principais fragilidades compensadas pelo fato de pertencer a uma comunidade que partilha dos mesmos valores e o potencial de networking e parcerias.

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Author Biographies

Juliana Rodrigues, Universidade de São Paulo

Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Casper Libero. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Graziella Maria Comini, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração, Faculdade de Economia e Administração – FEA/USP-SP, Brasil.

Docente livre-docência, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP, FEAC/USP, Brasil.

Published

2018-12-20

How to Cite

Rodrigues, J., & Comini, G. M. (2018). O movimento B Corp: significados, potencialidades e desafios. Organizações E Sustentabilidade, 7(1), 47–70. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p47

Issue

Section

Artigos