O movimento B Corp: significados, potencialidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p47Keywords:
Empresas B, B Corp, Organizações Híbridas, Negócios Sociais, Responsabilidade Social.Abstract
As Empresas B (B Corps) vêm ganhando atenção na busca por articulações capazes de criar um elo entre o lucro e o interesse socioambiental. Este estudo qualitativo e interpretativo buscou compreender melhor este movimento empresarial, envolvendo um conjunto de 12 entrevistas para mapear seus significados a partir da percepção dos atores envolvidos, no Brasil e Estados Unidos. Percebe-se que a certificação pode ser considerada uma evolução dos mecanismos de prestação de contas ao incluir as etapas de confirmação, compromisso legal e identificação. O posicionamento ideológico e a atração de investidores de impacto são os principais motivadores para a certificação, percebida como uma forma de conferir legitimidade ao diferencial socioambiental das empresas. A percepção de ser uma marca pouco conhecida e de falta de benefícios práticos figura entre as principais fragilidades compensadas pelo fato de pertencer a uma comunidade que partilha dos mesmos valores e o potencial de networking e parcerias.
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