Como Mensurar a Sustentabilidade? - Um estudo das principais técnicas e indicadores

Authors

  • Gleberson de Santana dos Santos Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Andreia Aparecida Pandolfi dos Santos Universidade do Sul de Santa Catarina - UFSC
  • Simone Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n1p3

Keywords:

Sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade, Global Reporting Initiative, Dashboard of Sustainability, Barometer of Sustainability.

Abstract

A sustentabilidade tem sido a tônica de diversas conferências, debates, fóruns. Tema relativamente recente, tendo suas primeiras discussões a partir dos movimentos ambientalistas na década de 1960, hodiernamente tem ganhado destaque, visto que conferências internacionais vêm questionando os problemas ambientais, sociais e econômicos em âmbito global. Mas como mensurar a sustentabilidade? O objetivo deste trabalho é demonstrar os principais indicadores de sustentabilidade utilizados por empresas nacionais e internacionais consideradas sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa secundária, de caráter qualitativo. Dos indicadores, destacaram-se o Global Reporting Initiative, Ethos, Ecological Footprint, Dashboard of Sustainability e Barometer of Sustainability. No estudo foi possível notar que o uso de tais indicadores deve levar em consideração o contexto organizacional e saber o que se quer alcançar em comunhão com o planejamento. Não é tarefa fácil, pois requer a participação de todos, principalmente daqueles que irão medir e gestioná-los. A comunicação desses indicadores deverá ocorrer com os envolvidos direta ou indiretamente nos resultados, exigindo em alguns casos mudanças, alteração para estruturas pouco mais flexíveis, sendo necessária a quebra de alguns paradigmas e evitar comportamentos de resistência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gleberson de Santana dos Santos, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, especialista em Gestão Financeira pela Faculdade de Tecnologia e Ciências com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pelo Centro Universitário Internacional e Graduação em Administração pelo Instituto de Educação Superior Unyahna de Salvador. Atualmente atua como professor substituto na Universidade Federal de Pelotas na Faculdade de Administração e Turismo.

Andreia Aparecida Pandolfi dos Santos, Universidade do Sul de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina, especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Graduação em Administração pela União de Ensino do Sudoeste do Paraná.

Simone Sehnem, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutorado em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí
Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina
Graduação em Administração e em Agronegócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Atualmente é professora Permanente do Mestrado Profissional em Administração – UNOESC e professora Colaboradora do Mestrado Acadêmico de Administração – UNISUL

Published

2017-01-12

How to Cite

Santos, G. de S. dos, Santos, A. A. P. dos, & Sehnem, S. (2017). Como Mensurar a Sustentabilidade? - Um estudo das principais técnicas e indicadores. Organizações E Sustentabilidade, 4(1), 3–48. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n1p3

Issue

Section

Artigos