Como Mensurar a Sustentabilidade? - Um estudo das principais técnicas e indicadores
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n1p3Keywords:
Sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade, Global Reporting Initiative, Dashboard of Sustainability, Barometer of Sustainability.Abstract
A sustentabilidade tem sido a tônica de diversas conferências, debates, fóruns. Tema relativamente recente, tendo suas primeiras discussões a partir dos movimentos ambientalistas na década de 1960, hodiernamente tem ganhado destaque, visto que conferências internacionais vêm questionando os problemas ambientais, sociais e econômicos em âmbito global. Mas como mensurar a sustentabilidade? O objetivo deste trabalho é demonstrar os principais indicadores de sustentabilidade utilizados por empresas nacionais e internacionais consideradas sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa secundária, de caráter qualitativo. Dos indicadores, destacaram-se o Global Reporting Initiative, Ethos, Ecological Footprint, Dashboard of Sustainability e Barometer of Sustainability. No estudo foi possível notar que o uso de tais indicadores deve levar em consideração o contexto organizacional e saber o que se quer alcançar em comunhão com o planejamento. Não é tarefa fácil, pois requer a participação de todos, principalmente daqueles que irão medir e gestioná-los. A comunicação desses indicadores deverá ocorrer com os envolvidos direta ou indiretamente nos resultados, exigindo em alguns casos mudanças, alteração para estruturas pouco mais flexíveis, sendo necessária a quebra de alguns paradigmas e evitar comportamentos de resistência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Organizações e Sustentabilidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.