CONSUMO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

UMA ANÁLISE DE 10 ANOS DE PUBLICAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2022v10n1p99-118

Palavras-chave:

Consumo Sustentável, Publicações Nacionais, Revisão de Literatura

Resumo

O consumo sustentável tem recebido cada vez mais atenção como tema de pesquisa. No entanto, pouco se sabe sobre a evolução da temática no Brasil. Com esta perspectiva, este artigo analisa como a temática do consumo sustentável está sendo abordada nos principais periódicos brasileiros. Por meio de uma revisão de literatura foram selecionados 54 artigos publicados em português e inglês, no período de 2009 a 2018. Para a análise foram considerados: (1) quantidade de publicações; (2) autoria; (3) método de investigação; (4) tipologias de consumo; e (5) resultados dos artigos, com ênfase nas limitações e proposições (o que gerou uma agenda de pesquisa). Os resultados deixam evidente o avanço do tema no país, no entanto pouca consistência teórica em comparação com outros tipos de consumo voltados à sustentabilidade. Propõe-se uma agenda de pesquisa com foco em três elementos: aprofundamento teórico, abrangência de escopo e diversificação de contexto. Com isso, esta pesquisa contribui ao debater sobre o avanço da temática deixando claro quais são os novos caminhos para a pesquisa de consumo sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Mapurunga Azevedo

Doutora em Administração, Universidade de Fortaleza, Brasil.

ORCID iD: 0000-0001-6348-4581| ID Lattes: 3011630470951846

E-mail: carolmapurunga@gmail.com (autor correspondente)

Minelle Enéas da Silva

Doutor em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Docente na Excelia Business School, França.

ORCID iD: 0000-0003-2074-6478 | ID Lattes: 3329329091837689

E-mail: minele.adm@gmail.com

Referências

Anantharaman, M. (2018). Critical sustainable consumption: a research agenda. Journal of Environmental Studies and Sciences, 8(4), 553-561. DOI: https://doi.org/10.1007/s13412-018-0487-4

Araújo, A., Oliveira, V. M.; Correia, S. E. (2021). Consumo sustentável: Evolução temática de 1999 a 2019. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 22. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg210209

Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Botelho, L. L. R., Cunha, C. C. D. A., & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, 5(11), 121-136 DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

Clarke, M.; Oxman, A. D. (2001). Formulating the problem. In Clark M., & Oxman, A. D. (Eds.). Cochrane Reviewer's Handbook Section 4. Cochrane Collaboration, 2001.

Costa Filho, F. C., Oliveira, L. V. C., Lima, D. S. V. R., & Moreira da Silva, C. R. (2021). Consumo sustentável: evolução da produção científica e agenda de pesquisa. REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 11(1), 56-67.

Dubey, R., Gunasekaran, A., Childe, S. J., Papadoupoulos, T., Wamba, S. F., & Song, M. (2016). Towards a theory of sustainable consumption and production: constructs and measurement. Resources, Conservation and Recycling, (106), 78-89. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resconrec.2015.11.008

Efing, A. C., & Geromini, F. P. (2016). Crise ecológica e sociedade de consumo. Revista Direito Ambiental e Sociedade, 6(2), 2016.

Intergovernmental Panel on Climate Change [IPCC] (2022). Climate Change 2022: Impacts, Adaptation and Vulnerability. https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg2/

Jackson, T. (2007). Sustainable consumption: In Atkinson, G., Dietz, S., & Neumayer, E. (Eds.). Handbook of Sustainable Development. Edward Elgar Publishing. DOI: https://doi.org/10.4337/9781847205223.00026

Junqueira, L. A. P., Maior, J. S., & Pinheiro, F. P. (2011). Sustentabilidade: A produção científica brasileira entre os anos de 2000 e 2009. Revista de Gestão Social e Ambiental, 5(3), 36-52. DOI: https://doi.org/10.5773/rgsa.v5i3.375

Lidegaard, B. (2017). Sustentabilidade na era Trump. http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/economistas/detalhe/sustentabilidade-na-era-trump.

Lim, W. M. (2016). A blueprint for sustainability marketing: Defining its conceptual boundaries for progress. Marketing Theory, 16(2), 232–249. DOI: https://doi.org/10.1177/1470593115609796

Lim, W. M. (2017). Inside the sustainable consumption theoretical toolbox: Critical concepts for sustainability, consumption, and marketing. Journal of Business Research, 78, 69–80. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.05.001

Liu, Y., Qu, Y., Lei, Z., & Jia, H. (2017). Understanding the evolution of sustainable consumption research. Sustainable Development, 25(5), 414-430. DOI: https://doi.org/10.1002/sd.1671

Machado J. R. C., Souza, M. T. S., & Ribeiro, H.C. M. (2012). A contribuição dos 15 anos do SIMPOI ao estudo da sustentabilidade ambiental: Um estudo bibliométrico. In Anais do XV Simpósio de Administração da Produção, Logísticas e Operações Internacionais – SIMPOI. São Paulo, SP.

Melo, S. R. M., Silva, M. E., & Melo, F. V. S. (2021). Consumo e Sustentabilidade em Turismo: panorama, conceitos e métodos aplicados no contexto de pesquisas no Brasil. Revista de Turismo Contemporâneo, 9(2), 215-229. DOI: https://doi.org/10.21680/2357-8211.2021v9n2ID21641

Nascimento, L. F. M., Silva, M. E., Jappe, M. L. M., & Alves, A. P. F. (2014). Ecologicamente Correto Para Aliviar a Consciência ou Para Mudar o Mundo? Uma Discussão Sobre Padrões de Consumo. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, 7(1), 173-194.

Portilho, F. (2005). Consumo sustentável: limites e possibilidades de ambientalização e politização das práticas de consumo. Cadernos EBAPE.BR, Ed. Temática. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512005000300005

Reisch, L. A., Cohen, M. J., Thorgersen, J. B., & Tukker, A. (2016). Sustainable consumption. Research challenges. DOI: https://doi.org/10.14512/gaia.25.4.4

Roy, V., & Singh, S. (2017). Mapping the business focus in sustainable production and consumption literature: Review and research framework. Journal of Cleaner Production, 150, 224-236. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.03.040

Royo, G. M. (2019). Sustainable consumption and wellbeing: Does on-line shopping matter? Journal of Cleaner Production, 229(20), 1112-1124. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.05.061

Salimath, M. S., & Chandna, V. (2018). Sustainable consumption and growth: Examining complementary perspectives. Management Decision, 59(6), 1288-1248. DOI: https://doi.org/10.1108/MD-12-2016-0934

Silva, M. E. (2012). Consumo Sustentável: a articulação de um constructo sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), 11(2), 217-232. DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20121102004

Silva, M. E., Alves, A. P. F., & Volkmer, G. (2014). Está chovendo no molhado? A visão acadêmica sobre o desenvolvimento sustentável em um contexto de crise. Revista de Administração da UFSM, 7(Ed. Especial), 70-87. DOI: https://doi.org/10.5902/1983465911718

Silva, M. E., Balbino, D. P., & Gómez, C. P. (2012). Consumo Sustentável na base da pirâmide: definindo papéis e obrigações para a efetivação do desenvolvimento sustentável. Revista de Gestão Social e Ambiental, 5(2), 18-33. DOI: https://doi.org/10.5773/rgsa.v5i2.312

Silva, M. E.; Pedrozo, E. Á. (2016). Consumo sustentável: um olhar a partir da teoria da complexidade. Revista eletrônica de gestão organizacional, 14, 1-15. DOI: https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14Esp.p1-15

Silva, M. E., Oliveira, A.P., & Gomez, C. R. P. (2013). Can collaboration between firms and stakeholders stimulate sustainable consumption? Discussing roles in the Brazilian electricity sector. Journal of Cleaner Production, 47, 236-244. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.10.027

Silva, M. Z., Dani, A. C., Beuren, I. M., & Kloeppel, N. R. (2011). Características bibliométricas e sociométricas de publicações da área ambiental em congressos e periódicos nacionais. In Anais do XIII Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente. São Paulo, SP.

Todero, M., Macke, J., & Biasuz, T. S. (2011). O Consumo Consciente e sua relação com as ações de responsabilidade social empresarial. Revista de Gestão Social e Ambiental, 5(1), 158-175. DOI: https://doi.org/10.5773/rgsa.v5i1.284

United Nations [UN]. (2017a). Sustainable Development Goals: 17 Goals to transform our world. [Online]. http://www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-development-goals/

United Nations [UN]. (2017b). Goal 12: Ensure sustainable consumption and production patterns. [Online]. http://www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-consumption-production/

Wang, C., Ghadimi, P., Lim, M. K., & Tseng, M. L. (2019). A literature review of sustainable consumption and production: A comparative analysis in developed and developing economies. Journal of Cleaner Production, 206, 741-754. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.09.172

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Mapurunga Azevedo, C., & Enéas da Silva, M. (2022). CONSUMO SUSTENTÁVEL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE 10 ANOS DE PUBLICAÇÕES. Organizações E Sustentabilidade, 10(1), 99–118. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2022v10n1p99-118

Edição

Seção

Artigos