COMUNICAÇÃO AMBIENTAL ENTRE PODER PÚBLICO E POPULAÇÃO: PERFIL DO USUÁRIO E ACESSO À INFORMAÇÃO EM MEIOS ELETRÔNICOS
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2021v9n1p181-202Palavras-chave:
Comunicação Ambiental, Informação Ambiental, Descarte de Lixo Eletrônico, Poder PúblicoResumo
O uso de equipamentos eletroeletrônicos, especialmente os de tecnologia da informação e comunicação, tornou-se indispensável para a sociedade da informação, e um problema para o meio ambiente e para a saúde humana quando descartados incorretamente. A geração de lixo eletrônico cresce rapidamente e em larga escala demandando do poder público o desenvolvimento e aplicação de políticas públicas, entendendo que a efetivação de tais políticas ocorrerá por meio de uma assertiva comunicação ambiental. O estudo tem como problema de pesquisa: como ocorre a comunicação ambiental entre poder público e sociedade?. A pesquisa foi bibliográfica de natureza qualitativa com a finalidade de discutir e relacionar os argumentos existentes na literatura sobre informação, comunicação e as questões ambientais. Observou-se que o acesso da população à informação ambiental fortalece a comunicação ambiental com os governos, que dispõem de ferramentas comunicacionais eletrônicas importantes, mas ainda insuficientes devido a uma parte da população não ter acesso a elas. Pode-se concluir que uma comunicação ambiental eficiente e produtiva requer uma população bem informada e um governo competente no que diz respeito à conseguir comunicar e preparar a população para acessar as fontes de informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Organizações e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.