MULHER NEGRA NO MERCADO DE TRABALHO: EFEITO DAS DISCRIMINAÇÕES DE RAÇA, GÊNERO E CLASSE
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2021v9n1p8-30Palavras-chave:
Trabalho, Mulher Negra, Marginalização, Contexto Sócio-HistóricoResumo
O processo de colonização portuguesa no Brasil tem como base a escravização de pessoas não-brancas, que deixou marcas profundas que reverberam ainda hoje em nosso território, pois a libertação da senzala não proporcionou a quebra dos grilhões de desvalorização e limitação do acesso ao trabalho. Arrasta-se desde então a marginalização da população negra, em todos os setores da sociedade, em especial de mulheres negras no mundo do trabalho formal. Essa pesquisa buscou evidenciar como o contexto social e histórico influencia a inserção no mundo do trabalho. Assim, o objetivo da pesquisa foi compreender a trajetória histórica vivenciada pelas mulheres negras que hoje integram o contexto de reciclagem no município de Londrina/PR, na Cooperativa Cooper Região, com uma pesquisa qualitativa utilizando o método de história oral. Ao fim da pesquisa, foi possível verificar que as mulheres negras da cooperativa têm em sua história profissional as marcas geracionais do preconceito e negligência sofridos pelos negros escravizados no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Organizações e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.