Ações de Green Supply Chain Management na produção do coco no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p71Palavras-chave:
Cadeia de suprimento verde, Produção de coco, Logística reversa.Resumo
Sob o debate de questões ambientais aplicadas as cadeias de suprimento, este artigo objetiva analisar as ações e interações entre os membros da cadeia de produção do coco no Ceará. Para tanto, a pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada por meio de 18 entrevistas com diversos atores desta cadeia. Identifica-se com os resultados que (1) há falta de comunicação entre os membros da cadeia; (2) a logística reversa tem ocorrido de forma limitada quanto as questões ambientais, assim como a gestão de resíduos; e (3) não há integração estratégica entre os membros desta cadeia produtiva. Com esta pesquisa consegue-se contribuir para o entendimento de uma cadeia de suprimento em diferentes níveis, algo ainda pouco desenvolvido no Brasil. Além disso, com a análise do fluxo direto e reverso do Coco é possível entender como ações podem ser desenvolvidas com o intuito de melhor contribuir com a sustentabilidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Organizações e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.