Sustentabilidade organizacional na itaipu binacional: uma análise de seus níveis
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n2p42Palavras-chave:
Sustentabilidade organizacional, Nível de sustentabilidade organizacional, Gestão socioambiental.Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal compreender os níveis de sustentabilidade organizacional na Itaipu Binacional. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, com fins descritivos e utilizando a estratégia de estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 funcionários, observação não participante, diário de pesquisa, além de documentos e registros em arquivos. Verificou-se que a Itaipu Binacional se destaca na geração de energia renovável e que seu modelo de operação sustentável e gestão participativa visam ao respeito à natureza e qualidade de vida para as futuras gerações. A Itaipu integrou a sustentabilidade em seus pressupostos estratégicos e apresenta um sistema de gestão que permeia todo o ambiente organizacional e níveis hierárquicos, e, por conseguinte, pode ser classificado no nível de sustentabilidade organizacional holística, como proposto por Van Marrewijk (2010).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Organizações e Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.





