Práticas de saúde e segurança do trabalho (SST) na área de manufatura: um modelo teórico

Autores

  • Leonardo Caixeta de Castro Maia Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil.
  • Daniel Masini Espíndola Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil.
  • Cristiano Henrique Antonelli da Veiga Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n2p89

Palavras-chave:

Saúde e segurança no trabalho, Sustentabilidade, Revisão bibliográfica sistemática.

Resumo

As práticas de saúde e segurança do trabalho (SST) apresentam, em uma primeira análise, um mecanismo de redução do desempenho operacional. Contudo, as práticas SST também oferecem melhores níveis eficiência, melhor ambiente de trabalho e menor rotatividade de funcionários. Assim, o objetivo desse artigo é retratar um conjunto de constructos relacionados sobre as práticas de SST a fim de apresentar um modelo teórico. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática com as palavras-chave: segurança, responsabilidade social, sustentabilidade e manufatura em periódicos da área de produção e manufatura. Avaliou-se também as teorias organizacionais que alicerçam e auxiliam na interpretação dos comportamentos e das relações inter e intraorganizacionais. Observou-se as tendências quanto à necessidade de consolidar os dados do processo fabril e também dos recursos humanos por meio de um sistema integrado de controle; de estabelecer ferramentas de melhoria contínua e de monitorar e de reavaliar os valores organizacionais sobre o tema.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Caixeta de Castro Maia, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil.

Doutor em Administração, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV, Brasil.

Professor, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil.

leonardocaixeta@hotmail.com

Daniel Masini Espíndola, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil.

Graduando em Administração, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil.

Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Brasil.

Doutor em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Brasil.

chadaveiga@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Maia, L. C. de C., Espíndola, D. M., & da Veiga, C. H. A. (2018). Práticas de saúde e segurança do trabalho (SST) na área de manufatura: um modelo teórico. Organizações E Sustentabilidade, 6(2), 89–108. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n2p89

Edição

Seção

Artigos