Como Mensurar a Sustentabilidade? - Um estudo das principais técnicas e indicadores

Autores

  • Gleberson de Santana dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Andreia Aparecida Pandolfi dos Santos Universidade do Sul de Santa Catarina - UFSC
  • Simone Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n1p3

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade, Global Reporting Initiative, Dashboard of Sustainability, Barometer of Sustainability.

Resumo

A sustentabilidade tem sido a tônica de diversas conferências, debates, fóruns. Tema relativamente recente, tendo suas primeiras discussões a partir dos movimentos ambientalistas na década de 1960, hodiernamente tem ganhado destaque, visto que conferências internacionais vêm questionando os problemas ambientais, sociais e econômicos em âmbito global. Mas como mensurar a sustentabilidade? O objetivo deste trabalho é demonstrar os principais indicadores de sustentabilidade utilizados por empresas nacionais e internacionais consideradas sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa secundária, de caráter qualitativo. Dos indicadores, destacaram-se o Global Reporting Initiative, Ethos, Ecological Footprint, Dashboard of Sustainability e Barometer of Sustainability. No estudo foi possível notar que o uso de tais indicadores deve levar em consideração o contexto organizacional e saber o que se quer alcançar em comunhão com o planejamento. Não é tarefa fácil, pois requer a participação de todos, principalmente daqueles que irão medir e gestioná-los. A comunicação desses indicadores deverá ocorrer com os envolvidos direta ou indiretamente nos resultados, exigindo em alguns casos mudanças, alteração para estruturas pouco mais flexíveis, sendo necessária a quebra de alguns paradigmas e evitar comportamentos de resistência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gleberson de Santana dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, especialista em Gestão Financeira pela Faculdade de Tecnologia e Ciências com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pelo Centro Universitário Internacional e Graduação em Administração pelo Instituto de Educação Superior Unyahna de Salvador. Atualmente atua como professor substituto na Universidade Federal de Pelotas na Faculdade de Administração e Turismo.

Andreia Aparecida Pandolfi dos Santos, Universidade do Sul de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina, especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Graduação em Administração pela União de Ensino do Sudoeste do Paraná.

Simone Sehnem, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutorado em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí
Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina
Graduação em Administração e em Agronegócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Atualmente é professora Permanente do Mestrado Profissional em Administração – UNOESC e professora Colaboradora do Mestrado Acadêmico de Administração – UNISUL

Downloads

Publicado

2017-01-12

Como Citar

Santos, G. de S. dos, Santos, A. A. P. dos, & Sehnem, S. (2017). Como Mensurar a Sustentabilidade? - Um estudo das principais técnicas e indicadores. Organizações E Sustentabilidade, 4(1), 3–48. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n1p3

Edição

Seção

Artigos