A Produção Científica sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2015v3n1p140Palavras-chave:
PNAE, Agricultura familiar, Desenvolvimento Sustentável, Produto orgânico.Resumo
Este artigo tem como objetivo traçar o perfil da pesquisa científica sobre a relação entre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Esta é uma pesquisa descritiva, em que foi adotado procedimento documental. Foram pesquisados periódicos nacionais e internacionais e portais de dissertações e teses nacionais. Foram selecionados 52 trabalhos nacionais e 21 trabalhos internacionais. Nos trabalhos internacionais, o tema de destaque foi o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, enquanto que nos trabalhos nacionais destacou-se a influência e importância das políticas públicas no desenvolvimento da agricultura familiar. Os resultados das análises mostram que a grande maioria foi escrita por três ou mais autores, inclusive com autores de diferentes áreas, ressaltando a característica multitemática do assunto. Os resultados também mostraram um aumento no número de publicações a partir de 2009, ano de decreto da Lei nº 11.947/2009, que previu alterações no repasse de recursos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o PNAE. Dessa maneira, pode-se concluir que a agricultura familiar é um setor que apresenta relações estreitas com o Estado, principalmente no âmbito de políticas públicas, e que esse assunto tem recebido atenção nas pesquisas científicas, o que demonstra uma sintonia das universidades com a nova agenda de desenvolvimento nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.