Alinhamento entre Racionalidade Substantiva e Sustentabilidade Organizacional Social

Autores

  • Flávio Augusto Cella-de-Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n1p26

Palavras-chave:

Sustentabilidade organizacional social, Racionalidade substantiva.

Resumo

A sustentabilidade organizacional - SO é dividida em três sustentabilidades menores: a SO econômica, SO ambiental e SO social, sendo que o presente trabalho destaca a SO social – SOS. Também é abordado o debate da racionalidade de Guerreiro-Ramos, em que se destaca a racionalidade instrumental (pautada pela lógica do cálculo e a eficiência dos resultados como fim único) e a substantiva (valorada pela ética, pelo entendimento e pelas boas práticas sociais). Por suas características infere-se a proximidade entre a SOS e a racionalidade substantiva; assim o objetivo do trabalho é discutir o alinhamento de tais fenômenos. Conduziu-se uma pesquisa empírica quantitativa, que utilizou-se da metodologia estudo de caso, que foi conduzido em um jornal. A coleta de dados foi feita através de questionários, analisados por estatística descritiva. Na organização pesquisada identificou-se um bom desenvolvimento da SOS e a predominância da racionalidade substantiva. Embora o estudo não possa afirmar a correlação entre tais fenômenos, agrega evidências a outros trabalhos que obtiveram resultados semelhantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávio Augusto Cella-de-Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Discente do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Possui mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil, e graduação em Administração Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil. 

Adriana Roseli Wünsch Takahashi, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP, Brasil, com período sanduíche na Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - PPGADM/UFPR, Brasil. Professora de Administração da mesma universidade. 

Downloads

Publicado

2014-10-13

Como Citar

Cella-de-Oliveira, F. A., & Takahashi, A. R. W. (2014). Alinhamento entre Racionalidade Substantiva e Sustentabilidade Organizacional Social. Organizações E Sustentabilidade, 2(1), 26–57. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n1p26

Edição

Seção

Artigos