O desenvolvimento das praticas interdisciplinares no ensino da controladoria nos cursos de ciências contábeis nas instituições de ensino superior das cidades de Londrina e Rôlandia
Palabras clave:
Práticas interdisciplinares, Disciplina controladoria, Docente e Discente.Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar as práticas interdisciplinares na disciplina Controladoria nos cursos de Ciências Contábeis nas instituições das cidades de Londrina e Rolândia, segundo a percepção dos docentes que ministram a disciplina e discentes do ultimo ano do mesmo curso e nas mesmas instituições. No Brasil, apenas nos últimos anos, especialmente após a aprovação das atuais diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Ciências Contábeis, os conteúdos de controladoria passaram a ser agrupados em módulos específicos, sob a nomenclatura “controladoria” principalmente. Assim, esta pesquisa busca responder a seguinte questão; como os cursos de Ciências Contábeis, dessas instituições de ensino superior estão desenvolvendo a interdisciplinaridade na disciplina Controladoria? Foram aplicados questionários entre os professores e alunos, com questões de múltiplas escolhas, e analisada as repostas usando métodos estatísticos. Analisou-se tópicos como participação do docente na elaboração do projeto pedagógico, busca do conhecimento por parte do discente fora da instituição, dentre outros. Os resultados encontrados indicam que as práticas interdisciplinares na disciplina Controladoria têm muito a ser melhorada tanto por parte dos docentes e discentes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Cardoso, V. de F., & Olak, P. A. (2011). O desenvolvimento das praticas interdisciplinares no ensino da controladoria nos cursos de ciências contábeis nas instituições de ensino superior das cidades de Londrina e Rôlandia. Revista De Estudos Contábeis, 1(1), 38–56. Recuperado a partir de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/9396
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.