O desenvolvimento das praticas interdisciplinares no ensino da controladoria nos cursos de ciências contábeis nas instituições de ensino superior das cidades de Londrina e Rôlandia

Autores

  • Vanessa de Freitas Cardoso Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Arnaldo Olak Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Práticas interdisciplinares, Disciplina controladoria, Docente e Discente.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as práticas interdisciplinares na disciplina Controladoria nos cursos de Ciências Contábeis nas instituições das cidades de Londrina e Rolândia, segundo a percepção dos docentes que ministram a disciplina e discentes do ultimo ano do mesmo curso e nas mesmas instituições. No Brasil, apenas nos últimos anos, especialmente após a aprovação das atuais diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Ciências Contábeis, os conteúdos de controladoria passaram a ser agrupados em módulos específicos, sob a nomenclatura “controladoria” principalmente. Assim, esta pesquisa busca responder a seguinte questão; como os cursos de Ciências Contábeis, dessas instituições de ensino superior estão desenvolvendo a interdisciplinaridade na disciplina Controladoria? Foram aplicados questionários entre os professores e alunos, com questões de múltiplas escolhas, e analisada as repostas usando métodos estatísticos. Analisou-se tópicos como participação do docente na elaboração do projeto pedagógico, busca do conhecimento por parte do discente fora da instituição, dentre outros. Os resultados encontrados indicam que as práticas interdisciplinares na disciplina Controladoria têm muito a ser melhorada tanto por parte dos docentes e discentes.

Biografia do Autor

Vanessa de Freitas Cardoso, Universidade Estadual de Londrina

Especialização em Contabilidade e Controladoria Empresarial – UEL-Universidade Estadual de Londrina

Paulo Arnaldo Olak, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências Contábeis-USP-SP – Docente do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Como Citar

Cardoso, V. de F., & Olak, P. A. (2011). O desenvolvimento das praticas interdisciplinares no ensino da controladoria nos cursos de ciências contábeis nas instituições de ensino superior das cidades de Londrina e Rôlandia. Revista De Estudos Contábeis, 1(1), 38–56. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/9396

Edição

Seção

Artigos