Empoderamento feminino na indústria de joias

Autores/as

  • Ana Beatriz Avelino Barbosa Universidade Estadual de Maringá - UEM https://orcid.org/0000-0002-3589-2032
  • Beatriz Miyuki Murayama Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Ana Clara Ribeiro Romanello Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Vagner Basqueroto Martins Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Claúdia Cirineo Ferreira Monteiro Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p121

Palabras clave:

Mulher, Empoderamento, Joias, Igualdade.

Resumen

Papeis sociais sofrem influências e se alteram. O sexo feminino, por exemplo, é prejudicado se tratando de desigualdade sexual, por meio de um processo cultural. A necessidade de mudança fez com que o feminismo ascendesse no século XX. Baseado na igualdade de gêneros, essa ideologia está ativa principalmente no mercado de trabalho. Na joalheria, há projetos com esse foco, e nesse artigo apresenta-se, com base em dados bibliográficos e entrevista com autoridade no assunto, a confirmação da importância do empoderamento feminino no setor joalheiro.

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Biografía del autor/a

Ana Beatriz Avelino Barbosa, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduanda em Design na Universidade Estadual de Maringá

Beatriz Miyuki Murayama, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduanda em Design na Universidade Estadual de Maringá

Ana Clara Ribeiro Romanello, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduanda em Design na Universidade Estadual de Maringá

Vagner Basqueroto Martins, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná.
Professor da Universidade Estadual de Maringá

Claúdia Cirineo Ferreira Monteiro, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Design pela Universidade Estadual Paulista. Professora da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2019-09-05

Cómo citar

Barbosa, A. B. A., Murayama, B. M., Romanello, A. C. R., Martins, V. B., & Monteiro, C. C. F. (2019). Empoderamento feminino na indústria de joias. Projetica, 10(2), 121–136. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p121

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

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