Strategy representation in logo design: Semiotic reading of the graphic brand UNO / FIAT
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p11Keywords:
Design Management, Automobile Manufacturer, Visual-Graphic IdentityAbstract
In 2010, there was the launch of the new line of cars brand “Uno”, informally known as “Novo Uno”, manufactured by the automaker “Fiat”, which proposes the advertising slogan “Novo Uno. Novo Tudo”. The objective of this paper is to investigate the visual relationship between UNO logo, the main object of study of this work, with the car UNO. The Semiotics theory, first proposed by Charles Peirce, is adopted here to interpret the process of representation of the logo. Based on a descriptive analysis, the idea defended in this paper considers that there was a dual strategy of association of logo with the brand new cars “Uno.” This strategy is based on symbolic and arbitrary convention, and also in the likeness or analogy between the sensations and meanings, which are proposed by the visuality of the cars and by visuality of the logo.Downloads
References
NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2003. 78 p.
NOVO UNO 2012. In: FIAT. Disponível em http://www.fiat.com.br/monte-seu-carro/conheca/195/NOVO+UNO+2012/. Acesso em: 10 set. 2011.
QUATRO RODAS. O novo Fiat Uno. In: Revista digital Quatro Rodas. Disponível em http://quatrorodas.abril.com.br/carros/lancamentos/novo-fiat-uno-556006.shtml. Acesso em: 10 out. 2011.
SANTAELLA, Lucia. O que e semiotica. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. 84 p. (Primeiros passos).
The Fiat Brand. Disponível em https://bit.ly/3yKh2rT. Acesso em: 10 set. 2011.
TURIN, Roti Mielba. Aulas: introdução ao estudo das linguagens. São Paolo: Annablume, 2007, 106 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.