Design thinking e cultura maker na educação: contribuição metodológica no desenvolvimento de competências para o século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p240

Palavras-chave:

Design Thinking, Metodologias Ativas, Aprendizagem Criativa, Cultura Maker

Resumo

O artigo apresenta o processo e o resultado de uma experiência pedagógica com jovens aprendizes da educação básica entre 12 a 16 anos. Com vistas no desenvolvimento de competências socioemocionais por intermédio da aprendizagem ativa, a proposta parte de uma problemática real voltada a criação e a fabricação de um barco cenográfico, de modo a aplicar expertises do design ligadas a cultura maker e a técnicas de DIY, incluindo a utilização de tecnologias de fabricação digital como softwares de desenho vetorial, máquina de corte a laser e fresadora CNC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Paula Marcon da Cruz, Universidade Anhembi Morumbi

Mestranda em Design, Arte e Tecnologia pela Universidade Anhembi Morumbi

Suzete Venturelli, Universidade Anhembi Morumbi

Doutora em Artes e Ciências da Arte pela Universidade Sorbonne Paris

Referências

ANDERSON, Chris. Makers: a nova revolução digital. Rio de Janeiro: Editora Campus-Elsevier, 2014.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Ed. Blücher, 2011.

BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro. Elsevier, 2010.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias pedagógicas para fomentar o Aprendizado Ativo. Desafios da Educação. Porto Alegre: Penso, 2018.

CORTELAZZO, Angelo Luiz et all. Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem: Para refinar seu cardápio metodológico. Rio de janeiro: Alta Books, 2018.

CUNHA, Marcus Vinicius. John Dewey: Uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2011.

DEWEY, John. Democracy and education. An introduction to the philosophy of education. New York: The Macmillan Company, 1916.

FIRMIANO, Edinaldo Pereira. Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: Programa de Educação em Células Cooperativas - PRECE 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/14290327-Aprendizagem-cooperativa-na-sala-de-aula.html

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à prática educativa/ Paulo Freire: Paz e Terra,1996.

KALENA, Fernanda. Design Thinking para Educadores em português. Instituto Educadigital, 2010. Disponível em: http://cfjl.com.br/images/Blogs/ti/20160506_DT_Livro_Completo.pdf. Acesso em Novembro de 2019.

MARTINS, José Carlos C. Soft Skills: conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos. Brasport, 2017.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PIAGET, Jean. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo,1998.

RESNICK, Mitchel. Jardim de Infância para a Vida Toda: Por Uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos. Porto Alegre: Penso, 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Cruz, M. P. M. da, & Venturelli, S. (2021). Design thinking e cultura maker na educação: contribuição metodológica no desenvolvimento de competências para o século XXI. Projetica, 12(2), 240–261. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p240

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.