Design, layout e sistemas tipográficos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp107Palavras-chave:
Linguagem Tipográfica, Sistemas Tipográficos, Design GráficoResumo
Este artigo busca uma reflexão acerca da linguagem tipográfica, algumas constatações históricas sobre o tema e sobre os sistemas tipográficos e suas utilizações no âmbito do design gráfico. Foram empreendidas pesquisas exploratórias em bibliografia da área, que apontaram algumas formas de articular sistematicamente a linguagem tipográfica na busca de evidências que permitam identificar onde o uso de instrumentos de pesquisa adequadamente escolhidos pode fazer uma significativa diferença nas tomadas de decisão de projeto. A principal contribuição deste trabalho é servir de guia para estudantes e pesquisadores em design gráfico, na tentativa de aproximar a prática projetual dos conceitos metodológicos sobre a linguagem tipográfica e os sistemas que a compõem, visando uma maior adequação do discurso teórico-prático deste profissional.Downloads
Referências
DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: E. Blücher, 2000.
ELAM, Kimberly. Typographic systems. New York, USA: Princeton Architectural Press, 2007.
FRUTIGER, Arian. Sinais e símbolos: desenho, projeto e significado. Tradução de Carina Jannini. São Paulo: M. Fontes, 1999.
GARCIA, Angelo Mazzuchelli. A literatura como design gráfico: da poesia concreta ao prema-processo de Wlademir Dias Pinto. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. Tradução de Edmilson O. Conceição e Flávio M. Martins. São Paulo: Nobel, 2002.
JURY, David. What is typography? Switzerland, UK: Rotovision, 2006.
LUPTON, Hellen. Pensar com tipos. Tradução de André Stolarski. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
MORAES, Dijon de. Limites do design. São Paulo: Studio Nobel, 1999.
MOTA, Marcelo José da. Design da notícia. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2009.
PEVSNER, Nikolaus. Os pioneiros do desenho moderno de William Morris a Walter Gropius. Tradução de João Paulo Monteiro. 2. ed. São Paulo: M. Fontes, 1994.
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Européia e modernismo brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.