A prática da dobra: Como o paradigma do origami intermedia a busca pelo conhecimento, inovação e design contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2017v8n1p29

Palavras-chave:

origami, design, produto, contemporâneo

Resumo

A presente pesquisa busca entender o potencial do processo criativo do origami através do método de exploração experimental e através da análise de alguns projetos desenvolvidos em diferentes áreas. São estudadas as trajetórias acadêmicas de Josef Albers e Ron Resch e seus métodos focados na prática da dobra. Dentro do design aplicado, é feito uma análise em cima dos projetos Origami Heart Stent, Ori-Revo e Evolution Door.

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Biografia do Autor

Samanta Aline Teixeira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestranda em Design, Planejamento de Produto, pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Milton Koji Nakata, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutorado em Comunicação e Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, lotado no Departamento de Design. 

Paula da Cruz Landim, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU - USP. Professora da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru.

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Publicado

2017-07-11

Como Citar

Teixeira, S. A., Nakata, M. K., & Landim, P. da C. (2017). A prática da dobra: Como o paradigma do origami intermedia a busca pelo conhecimento, inovação e design contemporâneo. Projetica, 8(1), 29–44. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2017v8n1p29

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