Análise da Interatividade em Sites de E-commerce
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n2p36Palavras-chave:
Interatividade, Interface, Comunicação Humano-Computador.Resumo
O presente artigo busca identificar os tipos, as especificidades e o nível de interatividade em interfaces de sites de e-commerce. A interatividade é intrínseca ao processo de interação social bem como à comunicação homem-máquina. A interação humano-computador busca no processo de interação social inspiração para otimizar a interatividade em interfaces virtuais. Assim, neste estudo, buscou-se conceitos de interatividade que orientassem o exame da interface com base em um método de avaliação por inspeção. Partindo-se dos critérios propostos por Rhodes & Azbell, Rafaelli, Sims, Laurel, e Lemos, entende-se que a interatividade do ambiente digital observado está no nível Reativo, tendo como característica a navegação não-linear. Também foi identificado que as respostas do sistema às ações do usuário são pré-configuradas de forma genérica, sendo este um limitador na individualização da troca de mensagens entre usuário e sistema.
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