Da livre iniciativa e da confiança na relação empresa e consumidor

Autores/as

  • Glaucia Cardoso Teixeira Torres Universidade Estadual de Londrina
  • Tânia Lobo Muniz Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2015v19n1p167

Palabras clave:

Livre-iniciativa, Proteção do Consumidor, Confiança, Empresa

Resumen

A presente reflexão tem por objetivo fazer uma análise da livre iniciativa em relação ao consumidor. Para tanto, a partir da sociedade feudal, busca-se apontar a relação do homem com o comércio assinalando sob qual contexto surgiram os valores livre-iniciativa e defesa do consumidor. Assinala, ainda, como se deu a positivação de tais institutos no ordenamento jurídico brasileiro para, ao final, fazer uma breve análise acerca da ética empresarial que elencou o valor confiança entre empresa e sociedade ao patamar de capital intangível das empresas.

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Biografía del autor/a

Glaucia Cardoso Teixeira Torres, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em direito ppela PUC/PR. mestranda em direito negocial pela Universidade Estadual de Londrina

Tânia Lobo Muniz, Universidade Estadual de Londrina

Mestre e doutora pela PUC/SP. Professora da graduação, pós graduação e mestrado pela Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2015-06-08

Cómo citar

Torres, G. C. T., & Muniz, T. L. (2015). Da livre iniciativa e da confiança na relação empresa e consumidor. Scientia Iuris, 19(1), 167–184. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2015v19n1p167

Número

Sección

Artigos