Análise do desenvolvimento da formalização do microempreendedor individual – MEI e qual o impacto em suas relações negociais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2178-8189.2013v17n2p29Palabras clave:
Microempreendedor. Informalidade. Formalização. Relações negociais.Resumen
No Brasil, os microempreendedores autônomos até 2008, praticavam suas relações negociais informalmente por não terem acesso a formalidade. Após a promulgação da Lei do Microempreendedor, sem muita burocracia, esta categoria de sujeitos de direito obteve o direito à formalização do exercício de suas atividades econômicas e a garantia alguns direitos fundamentais sociais, como: auxílio maternidade; auxílio doença; aposentadoria, entre outros. O objetivo geral da pesquisa é analisar se ocorreu ou não o desenvolvimento dos registros de microempreendedor individual, após ter sido disponibilizado o acesso a formalidade. Os objetivos específicos, após contextualizar economia popular, são: (i) compreender as relações negociais informais e formais do microempreendedor; e (ii) indicar quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas pelos microempreendedores no Brasil após a sua formalização. A metodologia de pesquisa tem duas abordagens: (i) teórica; e (ii) de dados secundários, com o recorte temporal da pesquisa abrangendo os anos de 2010 a 2013 e o espacial inclui os dados representativos dos 27 Estado brasileiros.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista se reserva el derecho de efectuar, en los originales, cambios de orden normativo, ortográfico y gramatical, con miras a mantener el estándar culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. Respetará, sin embargo, el estilo de escribir de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de orden conceptual serán encaminadas a los autores, cuando sea necesario. En estos casos, los artículos, después de adecuados, deberán someterse a una nueva apreciación. Las pruebas finales no serán enviadas a los autores. Los trabajos publicados pasan a ser propiedad de la revista, quedando su reimpresión total o parcial sujeta a la autorización expresa de la revista. En todas las citas posteriores, deberá consignarse la fuente original de publicación, en el caso de Discursos Fotográficos. Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.