Regulação jurídica, políticas públicas municipais e responsabilidade social das empresas

Autores

  • Saulo de Tarso Silvestre Sanhueza Manriquez Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2007v11n0p39

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, regulação jurídica, políticas públicas, responsabilidade social das empresas, cidades.

Resumo

Estudo que se propõe a analisar as interações entre a regulação jurídica (como forma de atuação do Estado que enfatiza a indução de comportamentos), a responsabilidade social das empresas (como movimento que propõe a discussão do papel das empresas na atualidade, e de desenvolvimento de instrumentos de auto-regulação do mercado, voltados à mudança dos atuais modelos de produção e consumo) e a cidade como primeiro espaço de pertencimento cívico e, por isso mesmo, como local privilegiado para a integração de políticas públicas e iniciativas da sociedade e do mercado em direção a uma sociedade mais sustentável.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Saulo de Tarso Silvestre Sanhueza Manriquez, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bolsista PIBIC/CNPq do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, integrante do projeto de pesquisa Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social das Empresas e Cidades.

 

 

Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

 

Doutora em Direito das Relações Sociais (UFPR), Mestre em Direito Público (UFPR), professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Econômico e Socioambiental da PUC-Paraná, professora convidada do ISAE-FGV, coordenadora do projeto de pesquisa Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social das Empresas e Cidades, procuradora licenciada e ex-diretora da Escola Superior da Procuradoria da Fazenda Nacional no Paraná.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Sanhueza Manriquez, S. de T. S., & Bessa, F. L. B. N. (2007). Regulação jurídica, políticas públicas municipais e responsabilidade social das empresas. Scientia Iuris, 11, 39–55. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2007v11n0p39

Edição

Seção

Artigos