Ética bibliotecária em universidades do Norte e Nordeste do Brasil

Autores/as

  • Francisco das Chagas de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p43

Palabras clave:

Palavras-chaves, Ética profissional, Ética do bibliotecário, Brasil – biblioteca universitária.

Resumen

Introdução: As noções de responsabilidade social e de boa prática profissional estão se constituindo cada vez mais em referência para a atuação de empresas, governos e profissões. Os bibliotecários brasileiros encontram tais noções no Código de Ética do Bibliotecário e, internacionalmente, no Código de Ética do bibliotecário e de outros profissionais da informação, da IFLA.

Objetivo: Analisar o discurso consolidado nos portais de bibliotecas de dez universidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Metodologia: Análise do discurso textual.

Resultados: Síntese das posturas manifestas nos portais das Bibliotecas Universitárias, referentes às condutas que adotam na relação com seus usuários.

Conclusões: O bibliotecário não distingue sua ética pessoal daquela disposta na  norma ética de sua  profissão. Enquanto sua ética pessoal é utilitária, a ética profissional disposta no código de ética do bibliotecário brasileiro é deontológica. Os portais de Bibliotecas Universitárias estudadas oferecem uma expressão muito aquém do desejável em se tratando de ética profissional bibliotecária.

Biografía del autor/a

Francisco das Chagas de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2015-05-29

Cómo citar

Souza, F. das C. de. (2015). Ética bibliotecária em universidades do Norte e Nordeste do Brasil. Informação & Informação, 20(1), 43–69. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p43

Número

Sección

Artigos