Biblioteca digital de teses e dissertações da UERJ
desafios e oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n1p88Palavras-chave:
Biblioteca digital, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Teses e dissertações, Produção acadêmica, BDTDResumo
Aborda a importância das bibliotecas digitais, especificamente de teses e dissertações, no contexto da disseminação da informação produzida pelas comunidades acadêmicas. Traça um panorama dos Programas de Pós-Graduação oferecidos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Destaca o papel do IBICT como idealizador e coordenador do Projeto da Biblioteca Digital Nacionalde Teses e Dissertações (BDTD) e os procedimentos estabelecidos para a adesão das Instituições de Ensino Superior (IES), como participantes desse projeto. Cita o Sistema TEDE, customizado e distribuído gratuitamente pelo IBICT, com a finalidade de apoiar as IES na implantação de suas BDTDs. Descreve as etapas do processo de implantação da BDTD-UERJ, bem como os obstáculos e desafios enfrentados. Finaliza destacando os benefícios obtidos, as perspectivas futuras de criação de novos produtos e serviços e da avaliação dos métodos e técnicas empregados até o momento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Informação & Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.