Práticas de co-autoria no processo de comunicação científica na pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil.

Autores

  • Leilah Santiago Bufrem UFPR
  • Rene Faustino Gabriel Junior UFPR
  • Viviane Gonçalves UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp111

Palavras-chave:

Comunicação da ciência. Comunicação científica. Ciência da Informação. Co-autoria.

Resumo

Analisa diacronicamente vinte anos (1990-2009) de produção científica dos pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação stricto sensu em em Ciência da Informação no Brasil enfocando a produção em coautoria. Constitui um corpus específico, com o levantamento dos artigos científicos da área no Brasil relacionados com o tema comunicação científica, dando ênfase especial à coautoria. Realiza análise empírica sobre a produção dos pesquisadores, levantada nos currículos Lattes, especificando as ocorrências de coautoria na produção de livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas e trabalhos completos em eventos. Apresenta os resultados da análise de 12.072 trabalhos científicos de 156 pesquisadores para evidenciar a trajetória do processo evolutivo de produção em coautoria nas publicações da área, identificando o crescimento e a expansão do processo de produção em coautoria, ainda em evolução. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufrem, UFPR

Doutora em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora pela Universidad Autónoma de Madrid. Professora Titular do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: leilah@ufpr.br

Rene Faustino Gabriel Junior, UFPR

Bacharel em Biblioteconomia pela PUCPR, Mestrando em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Viviane Gonçalves, UFPR

Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC, Mestranda em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2010-12-15

Como Citar

Bufrem, L. S., Gabriel Junior, R. F., & Gonçalves, V. (2010). Práticas de co-autoria no processo de comunicação científica na pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. Informação & Informação, 15(1esp), 111–130. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp111

Edição

Seção

Artigos