Aplicação prática dos processos de análise de conteúdo e de análise de citações em artigos relacionados às Redes Neurais Artificiais.

Autores

  • Magali Rezende Gouvêa Meireles PUC Minas
  • Beatriz Valadares Cendón UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n2p77

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Análise de conteúdo. Análise de citações. Categorização. Redes Neurais Artificiais.

Resumo

Análises de conteúdo e de citações são metodologias que se valem da inferência e da interpretação para obter informações relevantes contidas em um conjunto de documentos. Estes métodos são amplamente discutidos na literatura, mas são poucos os artigos encontrados nos quais se descreve e exemplifica sua aplicação em estudos de caso específicos. Este artigo apresenta um estudo de caso que tem o duplo propósito de demonstrar o uso dos métodos citados para análise de um conjunto de documentos e de mostrar o potencial da sua utilização conjunta para a recuperação de informação. O artigo apresenta, inicialmente, as abordagens teóricas relativas aos dois métodos e a caracterização do material empírico da pesquisa, que utilizou artigos sobre Redes Neurais Artificiais. A seguir, são descritas as categorias semânticas utilizadas na análise de conteúdo e as variáveis selecionadas para a análise de citações.  Por meio de análises quantitativas e qualitativas, exemplifica-se o uso da análise de citações e da análise de conteúdo e demonstra-se, ainda, que elas podem ser utilizadas de modo integrado para a obtenção de metadados a respeito de coleções de documentos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Magali Rezende Gouvêa Meireles, PUC Minas

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUC Minas e Coordenadora Técnico-pedagógica da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas. Mestrado em Tecnologia pelo CEFET MG e Doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG.

Beatriz Valadares Cendón, UFMG

Professora Associada da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutorado em Library and Information Science pela University of Texas at Austin

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

Meireles, M. R. G., & Cendón, B. V. (2010). Aplicação prática dos processos de análise de conteúdo e de análise de citações em artigos relacionados às Redes Neurais Artificiais. Informação & Informação, 15(2), 77–93. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n2p77

Edição

Seção

Artigos