Narcisismo informacional na Sociedade em Rede
reflexões acerca dos usos das redes sociais online
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n2p103Palavras-chave:
Narcisismo Informacional, Pós-Modernidade, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Redes Sociais OnlineResumo
Objetivo: Discutir a respeito do narcisismo informacional no contexto das redes sociais online.
Metodologia: Pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, descritiva quanto aos objetivos e bibliográfica quanto aos procedimentos técnicos.
Resultado: Perceberam-se as inter-relações da sociedade em rede e o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na manutenção desse ambiente reticular, mais precisamente, a partir do impacto na produção e disseminação de informação através das redes sociais online. As teorias e os conceitos explorados indicaram um levantamento de informações suficiente para o início das discussões sobre narcisismo informacional nessas redes, na medida em que é possível associar as características do sujeito narcísico às características dos usuários dessas redes. A exemplo da individualidade, das relações de interesse e sustentação do ego.
Conclusões: As produções sobre o tema narcisismo informacional encontram-se em estado incipiente. É preciso, portanto, tecer discussões a respeito da temática, de forma que seu conceito, bem como características, torne-se mais claro.
Downloads
Referências
ANDRADE, S. I kissed myself and i liked it: mirror issue. Vogue, Lisboa, Portugal, 21 jan. 2021. Disponível em: https://www.vogue.pt/narcisismo-mirror-issue. Acesso em: 30 jan. 2021.
BARRETO, A. M. Informação e conhecimento na era digital. Transinformação, Campinas, v. 17, n. 2, p. 111-122, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-37862005000200002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 30 jan. 2021.
BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.
BAUMAN, Z. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Belém: Imprensa Nacional, 2005. p. 17-30.
CHINI, B. R.; BLATTMANN, Ú. Fluxo na gestão da informação técnica e científica do instituto federal catarinense. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 8, n. 3, p. 127-149, set./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/38114. Acesso em: 16 jan. 2021.
COLVARA, L. F. Ensaio sobre a comunicação nas redes sociais: alteridade e tecnologias de comunicação. Educação, Cultura e Comunicação, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 51-58, jul./dez. 2015. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/513. Acesso em: 28 jan. 2021.
COSTA, A. M. N. A passagem interna da modernidade para a pós-modernidade. Psicologia, Ciência e Profissão, Brasília, v. 24, n. 1, p. 82-93, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v24n1/v24n1a10.pdf. Acesso em: 28 jan. 2021.
D’SOUZA, M. F.; ROSSETTO, G. P. N.; OLIVEIRA, D. N.; ARAGÃO, H. G. Redes sociais e narcisismo: implicações sociais e jurídicas. Revista Ciência (In) Cena, Salvador, v. 1, n. 6, p. 80-91, 2018. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/cienciaincenabahia/article/viewFile/5290/pdf52901. Acesso em: 28 jan. 2021.
FREUD, S. Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GALINDO, C. Vivemos na era do narcisismo. El País, São Paulo, 4 fev. 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/03/cultura/1486128718_178172.html. Acesso em: 28 jan. 2021.
GIARDELLI, G. Você é o que você compartilha: e-agora, como aproveitar as oportunidades de vida e trabalho na sociedade em rede. São Paulo: Gente, 2012.
HOPENHAYN, D. Raiva e narcisismo alimentam poder das redes sociais, diz especialista alemão. BBC News, São Paulo, 14 nov. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/bbc/2020/11/14/raiva-e-narcisismo-alimentam-poder-das-redes-sociais-diz-especialista-alemao.htm. Acesso em: 30 jan. 2021.
KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. 2. ed. ampl. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
LÉVY, P. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: 34 Letras, 2008.
LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. Tradução de Mário Vilela. São Paulo: Barcarolla, 2004.
MARQUES, L. K. S.; VIDIGAL, F. Prosumers e redes sociais como fontes de informação mercadológica: uma análise sob a perspectiva da inteligência competitiva em empresas brasileiras. Transinformação, Campinas, v. 30, n. 1, p. 1-14, jan./abr., 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v30n1/2318-0889-tinf-30-1-0001.pdf. Acesso em: 28 jan. 2021.
MELO, M.; SACCHQ, S.; REIS, F. Narcisismo e redes sociais: a constituição da subjetividade na Era Virtual. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário de Anápolis, Anápolis, 2019. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/bitstream/aee/1163/1/NARCISISMO%20E%20REDES%20SOCIAIS-A%20CONSTITUI%C3%87%C3%83O%20DA%20SUBJETIVIDADE%20NA%20ERA%20VIRTUAL.pdf. Acesso em: 28 jan. 2021.
MORGADO, F. M. Considerações sobre o método cartesiano em Regras. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Disponível em: http://www.pgfi.uff.br/wp-content/uploads/2016/03/2019_Filipe_Morgado.pdf. Acesso em: 28 jan. 2021.
O SHOW de Truman: o show da vida. Direção: Peter Weir. Produção: Scott Rudin, Andrew Niccol, Edward S. Feldman, Adam Schroeder. Roteiro: Andrew Niccol. Intérpretes: Jim Carrey et al. Estados Unidos da América: Paramount Pictures, 1998. 1 vídeo (103 min), [online] son., color.
PECORARO, R. Niilismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
PETRELLA, M. Narcisismo e redes sociais. Psicologias do Brasil, [S. l.], 17 set. 2016. Disponível em: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/narcisismo-e-redes-sociais/. Acesso em: 30 jan. 2021.
PINHO NETO, J. A. S. As novas tecnologias da comunicação e informação diante da transversalidade entre natureza e cultura. Culturas midiáticas, João Pessoa, n. 1, p. 1-11, jul./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/11630/6670. Acesso em: 28 jan. 2021.
QUÉAU, P. O tempo do virtual. In: PARENTE, A. (org.) Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: 34 Letras, 1999.
RECUERO, R. Redes sociais na Internet, difusão de informação e jornalismo: elementos para discussão. In: SOSTER, D.; SILVA, F. F. (org.). Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009. p. 37-55.
REICHOW, L. D. K. Individualismo, hedonismo e narcisismo na hipermodernidade. In: SALÃO DE PESQUISA DA FACULDADES EST, 14., 2015, São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: EST, 2015. p. 86-93. Disponível em: http://anais.est.edu.br/index.php/salao/article/download/624/329. Acesso em: 28 jan. 2021.
RODRIGUES, L. O. O que é modernidade? São Paulo: Brasil Escola, 2014. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-que-modernidade.htm. Acesso em: 28 jan. 2021.
SANTI, P. L. R. Consumo e desejo na cultura do narcisismo. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 12, n. 5, p. 173-204, nov. 2005. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/52. Acesso em: 28 jan. 2021.
SANTOS, J. F. O que é pós-moderno. São Paulo: Editora Brasiliense, 2004.
SIMÕES, I. A. G. A sociedade em rede e a cibercultura: dialogando com o pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy na era das novas tecnologias de comunicação. Revista Eletrônica Temática, São Paulo, n. 5, p. 1-11, maio 2009. Disponível em: https://cursosextensao.usp.br/pluginfile.php/52266/mod_resource/content/1/Sociedade_Cibercultura.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
SOARES NETO, R. N. A. Revolução Informacional, novas tecnologias e consumo imediatista. Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, São Paulo, n. 16, p. 111-124, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/article/view/7319/5181. Acesso em: 28 jan. 2021.
TAKAHASHI, T. Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
ULLRICH, A.; ROCHA, G. A. A era do narcisismo: condutas narcísicas na sociedade contemporânea. Cadernos da Fucamp, Minas Gerais, v. 18, n. 36, p. 35-50, 2019.
VIRILIO, P. O espaço crítico e as perspectivas do tempo real. Rio de Janeiro: Editora 34 Letras, 1993.
WELLMAN, B. Little Boxes, Glocalization, and Networked Individualism. Digital Cities II: Computational and Sociological Approaches, Kyoto, p. 10-25, 2002. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/3-540-45636-8_2. Acesso em: 31 jan. 2021.
WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf. Acesso em: 29 ago. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joana Ferreira de Araújo, Marilidia de Lourdes Silva de Souza, Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Alzira Karla Araújo da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.