Aprendizagem de máquina e Ciência da Informação

contribuições para uma agenda de pesquisa e ensino na CI brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p751

Palavras-chave:

Aprendizagem de máquina, Ciência da Informação, Algoritmos, Web of Science

Resumo

Objetivo: tem por intenção apoiar na construção de uma agenda de pesquisa e ensino do tema da aprendizagem de máquina por meio do conhecimento de suas principais aplicações e algoritmos mais usados.
Metodologia:
 artigo estuda as referências de algoritmos de aprendizagem de máquina em documentos indexados na área da Ciência da Informação na base Web of Science.
Resultados e Conclusões: avalia 3111 documentos identificados e conclui que a abordagem supervisionada por meio de técnicas de classificação é a mais utilizada no campo, com evidência para os algoritmos de Support Vector Machine, Decision Tree, Random Forest.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dalton Lopes Martins, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Brasil.

Rafaella Monterei, Universidade de Brasília - UnB

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Analista Judiciário apoio especializado em Biblioteconomia do Superior Tribunal de Justiça. Brasília, Brasil.

Referências

BARBOSA, X. de C.; BEZERRA, R. F. Breve introdução à história da inteligência artificial. Jamaxi, Rio Branco, v. 4, n. 1, 2020, p. 90-97. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/4730. Acesso em: 3 set. 2021.

BIBLIOTECA NACIONAL (França). BnF and Artificial intelligence. Paris: BnF, 2021 Disponível em: https://www.bnf.fr/en/feuille-de-route-ia. Acesso em: 1 set. 2022.

BRYGFIELD, S. A.; WETJEN, F.; WALSØE, A. Machine learning for production of Dewey Decimal. IFLA WLIC, 2018, Kuala Lumpur. Disponível em: http://library.ifla.org/id/eprint/2216/1/115-brygfjeld-en.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.

CORDELL, Ryan. Machine Learning + Libraries: A Report on the State of the Field. Washington, Estados Unidos da América: Biblioteca do Congresso Americano, 2020. 97p. Disponível em: http://labs.loc.gov/static/labs/work/reports/Cordell-LOC-ML-report.pdf. Acesso em 30/01/2022.

EUROPEANA. AI in relation to GLAMS task force: report and recommendations. [Amsterdam]: EUROPEANA, 2021. Disponível em: https://pro.europeana.eu/files/Europeana_Professional/Europeana_Network/Europeana_Network_Task_Forces/Final_reports/AI%20in%20relation%20to%20GLAMs%20Task%20Force%20Report.pdf. Acesso em: 27 ago. 2022.

FACELI, K. et al. Inteligência artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

FEDERAÇÃO CANADENSE DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECAS (FCAB). Artificial intelligence and intellectual freedom, key policy concerns for Canadian libraries. CFLA-FCAB Forum, [S. l.], 2 may 2018. Disponível em: http://cfla-fcab.ca/wp-content/uploads/2018/07/CFLA-FCAB-2018-National-Forum-Paper-final.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.

HAMMAIS, E.; KETAMO, H.; KOIVISTO, A. Virtual information assistants on mobile app to serve visitors at Helsinki Central Library Oodi. IFLA WLIC, 2019, Atenas. Disponível em: http://library.ifla.org/id/eprint/2536/1/114-hammais-en.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). The IFLA Library is IFLA's institutional repository. IFLA: Haia, 2021 Disponível em: http://library.ifla.org/cgi/search/advanced. Acesso em: 23 set. 2021.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). IFLA Statement on Libraries and Artificial Intelligence. The Hague, Holanda: International Federation of Library Associations and Institutions, 2020. 14p. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/node/93397. Acesso em 30/01/2022.

KIM, B. A new tech revolution: AI, big data, and other disruptive technology. American Libraries Magazine, [S. l], 1 may 2020. Disponível em: https://americanlibrariesmagazine.org/2020/05/01/new-tech-revolution/. Acesso em: 23 set. 2021.

LIGHTHILL, J. Artificial intelligence: a general survey. Lighthill report, 1972, [S. l.: s. n.]. Disponível em: http://www.chilton-computing.org.uk/inf/literature/reports/lighthill_report/p001.htm. Acesso em: 3 set. 2021.

LORANG, Elizabeth, LEEN-KIAT, Soh, YI, Liu, e CHULWOO, Pack, Digital Libraries, Intelligent Data Analytics, and Augmented Description: A Demonstration Project, Nevada, Estados Unidos da América: University of Nevada, 2020. 47p. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/libraryscience/396/. Acesso em 30 jan. 2022.

MCCARTHY, J. et al. A proposal for the Dartmouth summer research project on artificial intelligence. [S. l.: s. n], 1955. Disponível em: http://www-formal.stanford.edu/jmc/history/dartmouth.pdf. Acesso: 3 set. 2021.

MCCARTHY, J. What is artificial intelligence? Stanford: Universidade de Stanford, 2007. Disponível em: http://35.238.111.86:8080/jspui/bitstream/123456789/274/1/McCarthy_John_What%20is%20artificial%20intelligence.pdf. Acesso em: 3 set. 2021.

ORACLE. What’s the difference between AI, Machine Learning, and Deep Learning? [S. l.:] Oracle, 11 jul. 2018. Disponível em: https://blogs.oracle.com/bigdata/post/whatx27s-the-difference-between-ai-machine-learning-and-deep-learning. Acesso em: 3 set. 2021.

QUINTO, A. C. Inteligência artificial agiliza busca pela inovação em biblioteca. Jornal da USP, São Paulo, 11 mar. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/inteligencia-artificial-agiliza-busca-pela-inovacao-em-biblioteca/. Acesso em: 23 set. 2021.

RUSSELL, S.; NORVIG, P. Inteligência artificial. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021. E-book.

SAMUEL, A. L. Some studies in machine learning using the game of checkers. IBM Journal, [S. l.], v. 3, n. 3, jul. 1959, p. 535-554. Disponível em: https://www.cs.virginia.edu/~evans/greatworks/samuel1959.pdf. Acesso em 3 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1147/rd.33.0210

SARKER, Igbal H. Machine Learning: Algorithms, Real-World Applications and Research Directions. SN Computer Science. N. 2, v. 160, 2021. 21p. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s42979-021-00592- . Acesso em 30/01/2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s42979-021-00592-x

SEARLE, J. R. Minds, brains, and programs. Behavioral and Brain Science, [S. l.] v. 3, n. 3, 1980, p. 417-457. Disponível em: http://cogprints.org/7150/1/10.1.1.83.5248.pdf. Acesso: 3 set. 2021.

SILVA, Leandro Nunes de Castro; FERRARI, Daniel Gomes. Introdução à Mineração de Dados. Conceitos Básicos, Algoritmos e Aplicações. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. 376p.

SMITH, L. Artificial intelligence in information retrieval systems. Information processing & management, [S. l], v. 12, n. 3, 1976, p. 189-222. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0306457376900054. Acesso em: 1 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/0306-4573(76)90005-4

TAULLI, T. Introdução à inteligência artificial: uma abordagem não técnica. 1. ed. São Paulo: Novatec, 2020.

VIJAYAKUMAR, S.; SHESHADRI. Applications of artificial intelligence in academic libraries. International Journal of Computer Science and Engineering, [S. l], v. 7., n. esp. 16, may 2019. Disponível em: https://ijcseonline.org/full_spl_paper_view.php?paper_id=1294. Acesso em: 23 set. 2021.

Downloads

Publicado

2023-07-15

Como Citar

Martins, D. L., & Monterei, R. (2023). Aprendizagem de máquina e Ciência da Informação: contribuições para uma agenda de pesquisa e ensino na CI brasileira. Informação & Informação, 27(3), 751–774. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p751